Um violento incêndio ocorreu na manhã desta terça-feira, 16 de Dezembro, nas Pirâmides de São Pedro, em Alandroal, o que obrigou à mobilização de diversas corporações de bombeiros da região.
Foi um popular quem deu o alerta, cerca das 11,00h.
Carlos Rosa, comandante dos Bombeiros de Alandroal, explicou à Rádio Campanário que, “à chegada dos meios, o incêndio se encontrava ativo numa zona da casa das máquinas”.
Dada a gravidade do fogo, foi necessário solicitar reforços ao Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central.
Ao início da tarde, estavam no local “12 veículos e 36 operacionais, oriundos de várias corporações vizinhas. Encontrámos o compartimento do edifício totalmente cheio de fumo, pelo que estamos a realizar trabalhos de ventilação, que serão demorados”, esclareceu o comandante.
Felizmente, não houve quaisquer feridos a registar. As equipas efetuaram buscas no interior do edifício, sendo que não se conhece o motivo que fez deflagrar as chamas.
João Grilo, o presidente da Câmara Municipal de Alandroal e responsável pela Proteção Civil Municipal, deslocou-se de imediato para o local e elogiou “a rápida e eficaz atuação dos bombeiros”.
“O mais importante a salientar é a prontidão da resposta, que permitiu circunscrever o incêndio e evitar que a tragédia fosse maior. O município está a prestar todo o apoio necessário, quer aos operacionais no terreno, quer aos proprietários desta unidade, que é muito importante para a estrutura económica do concelho, sobretudo nesta época natalícia, em que a atividade é mais intensa”, afirmou o autarca.
João Grilo revelou também que “os danos registados são apenas materiais e estão circunscritos, manifestando a expectativa de que a empresa consiga recuperar e retomar a atividade o mais rapidamente possível”.
O incêndio foi dado como dominado por volta da hora de almoço, ou seja, em fase de resolução.
Fotos: Rádio Campanário


