O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Joaquim Diogo, participou na cerimónia de assinatura do protocolo RecolhaBio2025 – Apoio à implementação de recolha seletiva de biorresíduos, que decorreu na sala “O Século”, nas instalações da Agência para o Clima, em Lisboa. Uma cerimónia que contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

A legislação Europeia define metas de 60% até 2030 e 65% até 2035 no que diz respeito à preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos. Para alcançar esses objetivos, é essencial que a recolha seletiva de biorresíduos ocorra de forma eficaz, uma vez que estes são uma das maiores frações dos resíduos urbanos, cerca de 38% do total de Resíduos Sólidos Urbanos produzidos.

Neste contexto, o programa RecolhaBio, promovido pelo Fundo Ambiental, pretende apoiar os municípios na implementação de ações que promovam a valorização dos biorresíduos, seja através da compostagem doméstica, comunitária ou na recolha seletiva e posteriormente encaminhamento para central de valorização orgânica, resultando na produção de composto orgânico para fertilização do solo.

O RecolhaBio teve início em 2022, tendo sido replicado ao longo dos últimos 3 anos. Tem como principal objetivo contribuir para a correta gestão de biorresíduos e consequentemente para o cumprimento das metas relativas à reciclagem.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Exposição “Presépios de Portugal” inaugurada em Monforte

Integrada na programação da celebração da quadra natalícia promovida pelo Município de Mon…