O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Joaquim Diogo, participou na cerimónia de assinatura do protocolo RecolhaBio2025 – Apoio à implementação de recolha seletiva de biorresíduos, que decorreu na sala “O Século”, nas instalações da Agência para o Clima, em Lisboa. Uma cerimónia que contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
A legislação Europeia define metas de 60% até 2030 e 65% até 2035 no que diz respeito à preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos. Para alcançar esses objetivos, é essencial que a recolha seletiva de biorresíduos ocorra de forma eficaz, uma vez que estes são uma das maiores frações dos resíduos urbanos, cerca de 38% do total de Resíduos Sólidos Urbanos produzidos.
Neste contexto, o programa RecolhaBio, promovido pelo Fundo Ambiental, pretende apoiar os municípios na implementação de ações que promovam a valorização dos biorresíduos, seja através da compostagem doméstica, comunitária ou na recolha seletiva e posteriormente encaminhamento para central de valorização orgânica, resultando na produção de composto orgânico para fertilização do solo.
O RecolhaBio teve início em 2022, tendo sido replicado ao longo dos últimos 3 anos. Tem como principal objetivo contribuir para a correta gestão de biorresíduos e consequentemente para o cumprimento das metas relativas à reciclagem.


