No passado dia 13 de dezembro, realizou-se, em Campo Maior, nas Hortas Comunitárias, um workshop dedicado à compostagem, no âmbito do Projeto RecolhaBio2024. Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a correta gestão dos resíduos orgânicos e para a valorização dos sobrantes vegetais produzidos nas hortas.
A atividade prevê a instalação de uma Ilha de Compostagem nas Hortas Comunitárias, que permitirá dar uma solução adequada às ervas e outros resíduos vegetais resultantes da atividade agrícola. Estes resíduos serão transformados em composto, um fertilizante natural de elevada qualidade, a aplicar posteriormente nos terrenos cultivados.
Com vista à correta separação dos resíduos à entrada das Hortas, foram ainda colocados dois contentores de 240 litros destinados aos resíduos indiferenciados e um contentor amarelo de 120 litros, para deposição de embalagens de plástico.
Entretanto, na localidade de Ouguela, teve lugar no Centro Comunitário um workshop subordinado ao tema “Desperdício alimentar e compostagem”. Após assistirem à campanha de informação, as utentes do espaço receberam baldes de 7 litros para a recolha de resíduos orgânicos. No final da sessão, e depois de um momento de convívio durante o lanche, todos os resíduos orgânicos passíveis de compostagem foram depositados no compostor castanho, sendo posteriormente encaminhados para a ilha de compostagem já instalada em Ouguela.



