A tradição já não é o que era e os franceses foram derrotados na 27ª bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira. O feito pertenceu à equipa portuguesa Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes, que se juntou pela primeira vez para ganhar esta clássica do todo o terreno com um SSV.
Foi uma longa maratona, onde alguns dos principais candidatos à vitória desistiram ou ficaram para trás com avarias mecânicas. Se houvesse um prémio para o piloto do evento, esse prémio seria para Luís Cidade, que realizou a pole position e venceu as duas corridas do fim-de-semana.

A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) voltou a ser um sucesso desportivo. Estiveram mais de 300 pilotos em pista e milhares de pessoas acompanharam a corrida ao longo do fim de semana. Ninguém arredou pé do Terródromo de Fronteira para assistir ao triunfo de uma equipa totalmente portuguesa. A última vitória tinha acontecido em 2010 com uma formação de luxo constituída por Pedro Lamy/José Pedro Fontes/Luís Silva/António Coimbra (BMC-BMW).
A competitividade dos buggys franceses, verdadeiros protótipos para o todo-o-terreno, e a experiência dos seus pilotos neste tipo de provas explicam as vitórias consecutivas em Fronteira. Este ano, a equipa South Racing Can-Am terminou com esse reinado ao juntar quatro pilotos rápidos e consistentes num carro competitivo e bem preparado. A equipa Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes liderou nas primeiras 18 horas, mas um problema elétrico deixou a corrida em aberto até ao último minuto. De salientar que Luís Cidade já tinha ganho as 4 Horas SSV.
Domínio português
Depois de ter sido a mais rápida nos treinos cronometrados, Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes assumiram o comando da corrida logo na primeira volta. Na fase inicial, a equipa Laurent Poletti/Ronald Basso/Tiago Reis ainda passou pelo comando, mas o MMP Buggy ficou sem gasolina e foi rebocado até às boxes onde reabasteceu, o que era proibido pelo regulamento – havia uma zona específica para o fazer. Em consequência disso, foram penalizados em 15 voltas. Essa penalização e problemas de motor levaram à desistência. Com essa paragem, a formação luso-francesa Mário Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Nicolas Cassiede (AC Nissan Proto) subiu ao segundo lugar.
O período noturno causa sempre estragos entre os concorrentes, a situação ficou ainda mais delicada com o aparecimento da chuva. O protótipo AC Nissan do português Mário Andrade entrou nas boxes com a suspensão traseira partida depois de uma saída de estrada. Com o tempo perdido na reparação, a Andrade Competition caiu para a 12ª posição. Com 12 horas de corrida, a South Racing Can-Am continuava na frente com uma vantagem de quatro voltas sobre a surpreendente equipa Tony Salvatore/Antoine Fournier/Alexandre Fournier/Martin Patrick. Contudo, uma saída de estrada e o toque numa pedra obrigou-os a parar para reparar o protótipo MMP T3 Rally.
Com o amanhecer, percebeu-se que a pista parecia um campo de guerra escorregadio e traiçoeiro, onde os pilotos mostravam o seu talento. Depois do tempo perdido nas boxes, a equipa Andrade Competition imprimiu um ritmo muito forte e voltou a entrar no pódio com 19 horas de corrida. A cinco horas do fim a tensão aumentou. Os líderes da corrida pararam 1h.40 com problemas elétricos no Can-Am Maverick R e a equipa de Mário Andrade subiu ao primeiro lugar.
Os pilotos da South Racing Can-Am andaram no limite para tentar chegar novamente à liderança. A cada volta encurtavam a diferença, e à entrada para a última hora os dois primeiros estavam separados por apenas 4m.21. Uma quebra de rendimento do motor do Proto AC Nissan e a paragem forçada para substituir, pela terceira vez, a correia do alternador facilitou a recuperação e a vitória da equipa portuguesa, constituída por especialistas na condução de SSV. Um triunfo festejado com muita emoção “ninguém merece sofrer tanto”, dizia João Monteiro.
Luís Cidade começou e acabou uma corrida memorável. “Foi uma prova muito difícil. Tivemos um contratempo, mas a equipa conseguiu resolver o problema. Nas duas últimas horas gerimos o andamento para levar o carro até ao fim. Foi um fim-de-semana inacreditável. Estou mais feliz com as duas vitórias do que cansado por disputar duas corridas”, disse.
O carro da Andrade Competition chegou às boxes em cima de um reboque com a suspensão traseira arrancada. Depois desse incidente ainda conseguiu entrar na luta pela vitória “não estou totalmente satisfeito, porque a nossa equipa quer sempre vencer. Fizemos um pódio e ficámos a quatro minutos do primeiro, o que é raríssimo nestas provas. Para o ano há mais. Este resultado obriga-nos a vir a Fronteira para obter a 10ª vitória, até porque não gosto muito do número nove”, disse o responsável da equipa, com boa disposição.
Johan Senders aproveitou os problemas mecânicos de outros concorrentes para chegar ao terceiro lugar na parte final. “Esta corrida é incrível, diverti-me imenso. A chuva deixou a pista muito escorregadia, tivemos alguns pequenos problemas, mas conseguimos um bom resultado”, disse o piloto do Fiat Fullback Proto.
A equipa Amândio Alves/João Silva/Márcio Reis/Rogério Reis ganhou a categoria Challenger (6º), Nuno Coelho/Gonçalo Gameiro/Sérgio Cruz foram os melhores na Promoção C (13º), Kala Senders/Flávio Alves/Marco Beumer/Michael Braun triunfaram na categoria Stock (16º), Luís Ferreira/Lucas Subtil/Bruno Custódio/Diogo Rogério ganharam a Promoção A (26º) e Samuel Lima/André Fonseca/Mário Batista/Ivo Fernandes foram os melhores da Promoção B (54º) com o Renault 4L.
No final dos 1.440 minutos de uma prova muito difícil, todas as equipas têm histórias para contar e são vencedoras por terem desafiado o Terródromo de Fronteira durante 24 horas.
Classificação final bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
1º Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes (Can-Am Maverick R), em 24h.01:27.321s
2º Mário Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Nicolas Cassiede (Proto AC Nissan), a 4m.13,137s
3º Johan Senders/Stijn Van Erp/Richard Timmerman (Fiat Fullback Proto), a 4 vl (1º Ultimate)
4º Denis Olivet/Patrice Couillet/Pierre Couillet/Ferrand Malatesta/Ferrand Del Busto (Can-Am Maverick X3), a 4 vl 5º Marco Martins/Marco Marques/José Martins/Martin Martins (Nissan Proto PR), a 4 vl



