A Guardia Civil espanhola montou um forte dispositivo junto à casa de um indivíduo residente em Cilleros, uma localidade da província de Cáceres, noticiou o jornal “La Crónica de Badajoz”.
O homem está armado com facas, ameaça os transeuntes e já deu sinais de atentar contra a própria vida. A ocorrência teve início na tarde de ontem, sábado, 29 de Novembro.
A pacatez da aldeia com cerca de 1500 habitantes foi subitamente interrompida quando se começaram a ouvir ameaças contra os transeuntes vindas do interior de uma residência onde se encontra o indivíduo, munido com várias armas brancas.
Passavam poucos minutos das 17 horas quando foi dado o alerta para o que estava a suceder no número 4 da Rua Gitanita, a escassos metros do Centro Paroquial.
De acordo com testemunhas, o homem, visivelmente alterado, gritava e ameaçava quem tentava aproximar-se para o acalmar, chegando mesmo a insinuar que poderia tirar a própria vida. Perante a impossibilidade de controlar a situação, vários vizinhos alertaram os serviços de emergência.
Deslocaram-se para o local patrulhas da Guardia Civil, efetivos da Polícia Judiciária, agentes de Trânsito e até elementos do SEPRONA, uma unidade policial de Proteção da Natureza. Os negociadores do dispositivo estão há horas a tentar persuadir o indivíduo a alterar a conduta, recorrendo à ajuda de familiares, no entanto o homem continua irredutível.
Sem sinais de acatar os pedidos das autoridades
Depois das 23h00 foi solicitada a intervenção da Unidade de Segurança Cidadã da Comandância (Usecic), numa tentativa de reforçar as tarefas de controlo e persuasão, no entanto, ate agora sem qualquer efeito.
Os agentes da autoridade estão a evitar o uso da força, procurando convencer o indivíduo a abandonar a residência sem provocar danos.
O Jornal “La Crónica de Badajoz” avançou há instantes com a informação de que “a esta hora, o homem continua entrincheirado na sua casa e os trabalhos de negociação prosseguem, na expectativa de que a situação possa ser resolvida sem incidentes”.
Foto: “La Crónica de Badajoz”

