A Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas assinaram quinta-feira, dia 27 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o protocolo que formaliza a criação da segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).
O documento foi subscrito pelo presidente da Autarquia, José Rondão Almeida, e pelo presidente da direcção da associação, Amadeu Martins.
O protocolo permitirá a contratação de cinco bombeiros para integrar a nova EIP, que funcionará em regime de permanência. O objectivo passa por assegurar maior prontidão na resposta a ocorrências que exijam operações de socorro às populações, protecção de bens e aumento da profissionalização dos operacionais.
Com uma duração inicial de três anos, renovável por igual período, o acordo define que o Município de Elvas e a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) comparticipam em partes iguais os custos salariais dos elementos desta equipa especializada.
José Rondão Almeida manifestou grande satisfação com o avanço do projecto, sublinhando que a criação da segunda EIP permitirá “dar uma resposta mais eficaz à população do concelho, com uma nova equipa em permanência e em prontidão”.
A medida surge alinhada com o Programa do XXV Governo Constitucional, que, no âmbito do objectivo “Promover alterações estruturais na realidade dos corpos de bombeiros nacionais”, prevê a implementação progressiva da profissionalização da primeira intervenção em todos os corpos de bombeiros, garantindo socorro e emergência 24 horas por dia, 365 dias por ano.



