A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) realizou, recentemente, a antepenúltima colheita de sangue de 2025, deslocando-se até Santo António das Areias, no concelho de Marvão. A iniciativa decorreu na sede da Casa do Povo, em colaboração com a equipa da Unidade Funcional de Imuno-hemoterapia da ULSAALE.

Em dia de festa na localidade, a brigada conseguiu reunir 15 voluntários, maioritariamente mulheres, oito inscritas, correspondendo a 53,3% do total.

Após avaliação clínica, um dos presentes não reunia condições para efetuar a dádiva, resultando numa recolha final de 14 unidades de sangue total. Houve ainda lugar a uma nova inscrição no Registo Português de Dadores de Medula Óssea, reforçando a importância da solidariedade e da disponibilidade de quem participa nestas ações.

A Junta de Freguesia de Santo António das Areias associou-se ao evento, apoiando o almoço-convívio servido no final da manhã a todos os intervenientes na iniciativa.

A ADBSP já tem marcada a próxima brigada: será no quartel dos Bombeiros de Monforte, no sábado, 20 de dezembro, numa ação que antecede o período natalício e que pretende continuar a mobilizar a comunidade para a dádiva de sangue.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Tânia Morais Rico propõe uma leitura sobre Eça, escrito por Mário Cláudio. Leia “As Batalhas do Caia”

"As Batalhas do Caia", de Mário Cláudio, é um livro muito curioso. O autor, escreve o roma…