A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Elvas dinamizou, no dia 13 de novembro, uma ação comemorativa do Dia Nacional do Terapeuta da Fala, que se celebra anualmente a 14 de novembro. A iniciativa integrou as atividades de promoção da literacia em saúde e foi dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Elvas.

A sessão, com o tema “Comunicação – a Essência da Vida”, contou com a participação da terapeuta da fala Milene Santos, do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Santa Luzia de Elvas, que se associou ao projeto de intervenção comunitária de forma voluntária.

Durante a ação, que teve a duração de uma hora, foram abordados aspetos fundamentais relacionados com a comunicação como expressão vital de identidade, relação e bem-estar. A terapeuta explicou o papel da terapia da fala na promoção, prevenção e reabilitação da comunicação, voz e deglutição, destacando ainda as alterações fisiológicas e funcionais associadas ao envelhecimento, como as mudanças na respiração, fonação, articulação, linguagem, cognição e deglutição.

Foram igualmente clarificadas diferenças entre envelhecimento natural e a instalação súbita de sintomas, reforçando a importância da identificação precoce de sinais de alerta. A sessão integrou ainda estratégias práticas de autocuidado e prevenção, facilmente aplicáveis no quotidiano.

Esta iniciativa reforça o compromisso da UCC de Elvas com a promoção da saúde e o bem-estar da população sénior, sublinhando a importância da comunicação como elemento essencial para a qualidade de vida e para um envelhecimento ativo e saudável.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?

A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…