O concelho de Gavião prepara-se para assinalar o seu feriado municipal com um programa diversificado que se estende de 21 a 23 de novembro, comemorando os 506 anos da atribuição do foral. A agenda reúne atividades culturais, musicais e momentos institucionais, envolvendo a comunidade local e visitantes.
As celebrações arrancam a 21 de Novembro com a evocação do Dia da Floresta Autóctone, marcada pela plantação de árvores realizada pelos alunos do Agrupamento de Escolas. Na noite desse mesmo dia, o Cine-Teatro Francisco Ventura recebe o espetáculo “Das Raízes ao Fado”, com João Vaz e convidados.
A 22 de novembro, o dia começa com o espetáculo infantil “Magia do Fundo do Mar”, dedicado aos mais novos. Segue-se uma noite de animação na Alameda 25 de Abril, que contará com atuações do Giga DJ, do grupo ATOA e um regresso ao palco do DJ após a meia-noite.
O ponto alto das celebrações acontece a 23 de Novembro, dia do feriado municipal. As comemorações oficiais têm início às 10h30 com o tradicional içar da bandeira no Largo do Município, acompanhado por guarda de honra dos Bombeiros de Gavião e pela Banda Juvenil do Município. Logo depois, os alunos do Agrupamento apresentam “Gavião com Voz(s)”, momento cultural que antecede o Porto de Honra. Ao meio-dia será inaugurada a exposição “Alentejo… castelos na planície”.
A programação encerra às 17h00 no Cine-Teatro Francisco Ventura com o concerto “MONDA convida Luís Trigacheiro”, que contará ainda com a participação especial do Orfeão da Comenda Estrela da Planície.
Os espetáculos que decorrem no Cine-Teatro Francisco Ventura requerem reserva ou compra de bilhetes na Casa das Artes. A bilheteira estará disponível a partir de 18 de novembro, sendo que nos dias 18 e 19 a aquisição é exclusiva para residentes do concelho de Gavião.

