O Turismo do Alentejo está a marcar presença na INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior, em Valladolid. O certame, que decorre até ao próximo domingo, 16 de Novembro, é uma importante janela de promoção junto do mercado espanhol, considerado estratégico pela proximidade e pelo crescente interesse em viagens independentes.
Segundo José Manuel Santos, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), o perfil do turista espanhol encaixa no que a região oferece: autenticidade, tranquilidade, natureza, cultura e gastronomia “a poucas horas de casa”.
Na passada quinta-feira, primeiro dia do evento, dedicado a profissionais, o Alentejo participou em reuniões com quase duas dezenas de buyers de vários países, ampliando a visibilidade internacional da região. Já com a abertura ao público, a comitiva promove diretamente aos viajantes espanhóis produtos como enoturismo, turismo de natureza e oferta cultural e patrimonial.
A participação marcou também a estreia da campanha promocional dirigida à Extremadura e Andaluzia, “Alentejo. Más allá, sin ir más lejos”, reforçando a proximidade destas regiões ao destino português.
A ARPTA esteve representada pelos gestores de mercado Fernando Pires e Carine Batista, que mantiveram contactos com o trade espanhol. Segundo José Manuel Santos, a presença na INTUR é “essencial para consolidar o Alentejo como destino preferido para quem procura autenticidade e experiências genuínas”.
Esta ação integra a estratégia contínua de promoção internacional da ARPTA, com foco nos mercados de proximidade e na ligação direta ao viajante.



