Um fenómeno de ventos extremos, que o presidente da Câmara de Nisa, José Dinis Serra, classifica como “um tornado”, afectou hoje dez habitações de uma aldeia daquela região, mas sem registo de desalojados, indicou o autarca.
Em declarações à agência Lusa, José Dinis Serra explicou que o fenómeno meteorológico “afectou principalmente” a aldeia de Falagueira, naquele concelho, tendo o Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo recebido o alerta pelas 13,39h.
“Foi um tornado que passou aqui, principalmente pela Falagueira, com incidências em várias casas. Também houve incidentes na freguesia de Santana, mas o maior registo é, sem dúvida, na freguesia de São Matias, aldeia da Falagueira”, disse.
Segundo o presidente da Câmara, dez habitações “ficaram completamente a descoberto em termos das suas coberturas” e foram envolvidos meios municipais para fazerem uma “intervenção imediata” nesses locais de forma a “minimizar o impacto” para as “pessoas que preferem não abandonar as suas casas”.
“Não existe ninguém desalojado, existem habitações que não estão totalmente habitáveis, mas já existiu a solidariedade da parte de familiares ou de vizinhos para albergar”, acrescentou José Dinis Serra.
Contudo, as pessoas em causa “preferem manter-se nas suas casas ou em casas contíguas”.
A Câmara de Nisa está também a apoiar com alimentação as populações afectadas, alertando o presidente da Câmara que a aldeia “está sem fornecimento de energia”.
José Dinis Serra referiu ainda que o mau tempo provocou também a queda de várias infraestruturas de média e alta tensão.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo disse à Lusa que no concelho de Nisa há registo de mais de 30 quedas de árvores.

HYT // MCL
Lusa

Fotos: Mariana Ferrer e Junta de Freguesia de São Matias Nisa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Lusa
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Tribunal de Beja com alegações finais na quarta-feira em caso de exploração de imigrantes

As alegações finais do processo em que estão a ser julgados 35 arguidos por alegada explor…