A Operação “Fribérico”, levada a cabo pela PJ, resultou na detenção de quatro homens procurados em Espanha por homicídio.
Através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, conjuntamente com a Guardia Civil de Espanha, no cumprimento de uma decisão europeia de investigação (DEI), emitida pelo Reino de Espanha, realizou uma operação policial nas regiões de Nisa, vila de Tolosa, Entroncamento e Santa Margarida para efetivação de quatro mandados de detenção europeu e quatro buscas domiciliárias.
Esta investigação criminal está centrada na alegada prática de factos suscetíveis de integrarem crimes de homicídio e homicídio na forma tentada, ocorridos em Março de 2025, em território espanhol, que vitimou um cidadão marroquino e provocou lesões graves num cidadão espanhol.
Sobre os mesmos recai, também, a suspeita de crimes de tráfico de estupefacientes, detenção de arma proibida e dano com arma de fogo.
A investigação em Portugal corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal de Santarém.
Os quatro detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
