O presidente da Câmara do Crato, distrito de Portalegre, o socialista Joaquim Diogo, foi hoje eleito, por unanimidade, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para o mandato 2025-2029.
Além de Joaquim Diogo como presidente, a mesa do novo Conselho Intermunicipal da CIMAA tem como vice-presidentes Fermelinda Carvalho, que preside à Câmara de Portalegre, eleita pela coligação PSD/CDS-PP, e Manuel Coelho, presidente do Município de Avis, eleito pela CDU.
A agência Lusa constatou na primeira reunião ordinária da CIMAA no mandato 2025-2029, realizada hoje na sede daquela entidade, que foi ainda eleito Carlos Nogueiro como primeiro-secretário intermunicipal.
A única lista apresentada à votação foi estruturada de forma conjunta pelos autarcas que lideram os 15 municípios do distrito de Portalegre, tendo sido votada e aprovada por unanimidade.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião, o novo presidente da CIMAA, Joaquim Diogo, sublinhou que “todos os autarcas estão a trabalhar em conjunto e com empenho” para a região, alertando que existem “muitos desafios” para o futuro.
“O caminho passa por discutir francamente e abertamente os projetos que temos em conjunto, de não olharmos muito por quem fomos eleitos, mas acima de tudo àquilo que queremos atingir com as nossas ações”, disse.
“Olhar para a ação, olhar para aquilo que é a nossa linha orientadora dentro da CIMAA, possivelmente revisitá-la nos próximos tempos, ver quais são os principais desafios que se nos colocam para o futuro e trabalhá-los de forma sempre muito transparente, aberta, muito concisa e muito prática”, acrescentou.
O PS foi o vencedor das eleições autárquicas no distrito de Portalegre, liderando sete dos 15 municípios, e a CDU a força derrotada, ao perder a Câmara de Monforte, mas mantendo o bastião comunista de Avis.
Além de manter os municípios de Nisa, Gavião, Crato, Campo Maior, Sousel e Ponte de Sor, o PS aumentou para sete as autarquias, ao conseguir conquistar a Câmara de Monforte à CDU (PCP/PEV) nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
A CDU manteve, com maioria absoluta, o Município de Avis, o último bastião do distrito, sempre liderado por coligações encabeçadas pelo PCP desde dezembro de 1976, quando se realizaram as primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril de 1974.
Dos restantes sete concelhos do distrito de Portalegre, o PSD, sozinho ou em coligação com o CDS-PP, manteve as câmaras de Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Alter do Chão, Fronteira, e Arronches, enquanto Elvas vai ser continuar a ser gerida por José Rondão Almeida, de 82 anos, eleito pelo Movimento Cívico Por Elvas (MCPE).
HYT // JLG
Lusa/Fim

