No passado dia 28 de outubro de 2025, no âmbito da atividade 7- Criar&Inovar 5G, da operação IUPI 5G Monforte, inserida no Eixo 1-Emprego Formação e Qualificação realizou-se uma visita ao Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, que incluiu o Circuito das Aromáticas inserido no Bioaromas LIIS – Laboratório de Integração e Inovação Social.

A atividade, dirigida a jovens, pessoas em idade ativa e cidadãos com deficiência ou incapacidade, teve, de acordo com a autarquia, como principais objetivos “divulgar opções educacionais e profissionais inovadoras, estimular o empreendedorismo sustentável e incentivar cada participante a investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional”.

Durante a visita, os participantes exploraram o potencial dos recursos naturais locais, conheceram projetos de valorização do território e participaram em atividades práticas ligadas à ciência e à inovação social. No Circuito das Aromáticas, visitaram o Plantário – um edifício tipo estufa dedicado a experiências com plantas – e o Mini-viveiro, onde puderam realizar experiências, sentir a textura e o aroma das plantas aromáticas e compreender as suas utilizações.

A visita incluiu ainda a exposição interativa do Centro, que despertou a curiosidade pela ciência e sensibilizou para a riqueza, diversidade e fragilidade das florestas. Através de uma abordagem dinâmica e acessível, esta exposição pretendeu promover o conhecimento científico e estimular a consciência ambiental dos visitantes.

O almoço decorreu nas instalações do Centro, no restaurante inclusivo “Cafetaria Officinalis”, um espaço onde os aromas se misturam com os sabores locais em perfeita harmonia. O menu, elaborado a partir de plantas aromáticas e produtos da região, foi servido pelos utentes do Bioaromas LIIS, que demonstraram grande profissionalismo e simpatia.

A “Cafetaria Officinalis” constitui um exemplo de integração social e profissional, ao promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência na comunidade e ao facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho, contribuindo assim para reduzir desigualdades e reforçar a coesão social.

Esta ação reforça o compromisso das entidades envolvidas em promover a inclusão, a empregabilidade e o espírito empreendedor, ajudando cada pessoa a construir o seu projeto de vida com autonomia, motivação e sentido de futuro.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto

Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u…