A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Elvas deu um passo inovador na melhoria da acessibilidade e qualidade dos cuidados prestados aos doentes com feridas complexas. Após identificar, há vários anos, a necessidade de garantir respostas mais eficazes, a equipa solicitou formação para utilização da terapia por pressão negativa, conhecida como terapia de vácuo, até agora aplicada apenas em contexto hospitalar.

O projeto encontra-se atualmente na fase de implementação, com a preparação da equipa de enfermagem através de formação em serviço, ministrada pela enfermeira Katia Furtado. Esta capacitação permite que a UCC Elvas esteja pronta para acolher doentes elegíveis para este tipo de tratamento no âmbito da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI).

A introdução da terapia por pressão negativa em cuidados domiciliários representa um avanço significativo, garantindo maior acessibilidade e continuidade na prestação de cuidados de qualidade. Este método tem demonstrado excelentes resultados na cicatrização de feridas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos seus cuidadores.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Chuva intensa a caminho: rio atmosférico trará temporal a Portugal. Saiba quando

Um corredor de ar húmido, conhecido como “rio atmosférico”, está a caminho de Portugal Con…