A ministra do Ambiente e Energia disse ontem no parlamento ter dado indicações à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para “responder com toda a força” à providência cautelar para travar a construção da Barragem do Pisão, concelho do Crato.
A APA tem ganho todas as providências cautelares e “tudo leva a crer que vai ganhar a providência cautelar do Pisão”, disse Maria da Graça Carvalho na resposta a perguntas dos deputados no âmbito de uma audição sobre a apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026.
No final de setembro associações ambientalistas apresentaram uma providência cautelar junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco, que decreta a anulação da Declaração de Impacte Ambiental (DIA). Os trabalhos do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão estão interrompidos.
Sobre a anunciada exploração de volfrâmio na Galiza, a poucos quilómetros da fronteira de Portugal, a ministra referiu que a APA já manifestou a intenção de que quer participar no estudo de impacto ambiental.
Na semana passada um movimento de Vinhais alertou que a exploração pode contaminar o rio Rabaçal e afetar o Parque Natural de Montesinho. A autarquia de Vinhais também já disse que era contra a exploração.
Questionada pelos deputados a ministra disse também que espera ter em breve mais uma área protegida a duna de Salir do Porto.
Em fevereiro passado o Governo anunciou um estudo para classificar a maior duna de Portugal, nas Caldas da Rainha, como área protegida.
Na audição de hoje a ministra recordou também que a dessalinizadora que vai ser construída em Sines é para o setor industrial e paga por uma tarifa industrial, podendo dispensar o fornecimento de água de Alqueva.
Maria da Graça Carvalho garantiu ainda que o Governo quer promover a transição energética mas não que as centrais solares compitam com os territórios com valores ambientais, ecológicos e que sejam ricos em biodiversidade, em florestas ou em terreno agrícola, ou mesmo paisagem, mas acrescentou que há muitas zonas que não têm esses valores e que podem receber painéis.
FP/MPE // RBF

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Politécnico de Portalegre coorganiza Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável na África do Sul

Organizado em associação com o Politécnico de Portalegre e coordenado pela Universidade de…