Começa hoje, 5 de Novembro, em Sines, a 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, um evento internacional dedicado ao cinema e ao turismo que permanecerá no Alentejo até 2027.

O festival, que conta com a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Sines, vai exibir 75 filmes no Centro de Artes de Sines e no auditório do hotel Sines Sea View. Estão a concurso 165 produções de 35 países, com 45 prémios a atribuir em 22 categorias distintas.

Segundo José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a presença do festival “reforça o potencial do Alentejo como destino de produções cinematográficas”, e insere-se numa estratégia para posicionar a região como referência no turismo cinematográfico nos próximos anos.

Promovido pela Arrábida Film Commission e pela Alentejo-Ribatejo Film Commission, o festival visa divulgar o território como espaço privilegiado para produções audiovisuais, valorizando as suas paisagens, património e recursos humanos.

O júri é composto por 21 membros de 15 países, incluindo nomes como o realizador polaco Zbigniew Zmudzki, vencedor de um Óscar com o filme “Pedro e o Lobo”, e o guionista canadiano Jonas Saúl.

Criado há 14 anos, o Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival é hoje um dos principais certames internacionais de filmes de turismo, tendo recebido milhares de obras e atribuído centenas de prémios em mais de uma década de existência.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Mau tempo: Muro desaba e corta trânsito na antiga EN4 em Elvas

Um troço da antiga Estrada Nacional 4, junto ao Continente, na cidade de Elvas, ficou cort…