O serviço de Transporte a Pedido no Alto Alentejo completou ontem, dia 23 de Outubro, o seu primeiro mês de operação.

Este é um transporte público flexível, que visa complementar os serviços de transporte público realizados em autocarro, permitindo uma melhor e mais eficaz resposta às necessidades de mobilidade da população.

A flexibilidade do transporte a pedido prevê que se ajuste continuamente a oferta à procura, permitindo que as viaturas e taxistas apenas sejam acionados quando e para onde existe necessidade – o que se traduz na melhoria do serviço prestado e, simultaneamente, numa maior eficiência e eficácia operacional do serviço. Durante este primeiro mês, estiveram já em funcionamento 5 dos 64 circuitos que estão previstos para implementar neste regime: 2 circuitos intermunicipais e 3 circuitos municipais em Campo Maior. Nestes 30 dias de operação produziram-se 327,9 veiculos.km e transportaram-se 40 passageiros, num total de 14 viagens realizadas.

Nestes 30 dias de operação produziram-se 327,9 km e transportaram-se 40 passageiros, num total de 14 viagens realizadas.

Reconhecendo o importante papel da monitorização no sucesso atual e futuro desta experiência-piloto, a CIMAA preparou e disponibilizou, desde o primeiro dia da operação, um inquérito de satisfação que é remetido aos utilizadores do serviço no fim de cada viagem.

A avaliação dos utilizadores tem reforçado o sucesso desta iniciativa: o grau de satisfação com o serviço do TAAPedido atingiu uma pontuação de 4,9 em 5, enquanto que o grau de satisfação com os motoristas obteve a pontuação máxima de 5 em 5.

Os resultados positivos desta avaliação refletem não apenas a qualidade do serviço prestado, mas também o profissionalismo, simpatia e dedicação de cada um dos 6 motoristas aderentes, para com o projeto e para com os passageiros. Por esse motivo, a CIMAA tem mantido também uma linha de contacto próxima e direta com todos os operadores, que têm desempenhado um papel fundamental na garantia de uma experiência segura, confortável e próxima dos cidadãos.

De se referir também que durante o primeiro mês de operação existiu uma taxa de aceitação dos pedidos de reserva de 100 % – um índice do qual a CIMAA “muito se orgulha, por contribuir para a credibilidade e fiabilidade deste sistema”.

Estes resultados reforçam o compromisso da CIMAA com uma mobilidade mais sustentável, e são um passo importante para o futuro da mobilidade no Alto Alentejo – uma mobilidade que se quer cada vez mais próxima, inclusiva, inovadora e sustentável.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

GNR de Évora de luto por Manuel Tibério

Nesta sexta-feira, 24 de Outubro, a Guarda Nacional Republicana "perdeu um dos seus". …