João Ferreira (Toyota Hilux T1+ Evo) dominou o primeiro dia da bp Ultimate Baja Portalegre 500. O piloto venceu o prólogo e o primeiro setor seletivo e dispõe de um minuto de vantagem sobre Gonçalo Guerreiro (Polaris RZR). Hoje, realiza-se a última etapa e espera-se luta aberta pela vitória, já que os sete primeiros estão separados por dois minutos, quando faltam disputar 375 km cronometrados. João Dias (nos SSV), André Sérgio (nas Motos) e Tomás Paulo (nos Quads) vão partir na liderança das respetivas categorias. 

A parte competitiva começou com o prólogo (5 km), disputado nos arredores de Portalegre, onde João Ferreira (Toyota Hilux T1+ Evo) fez o melhor tempo. Um dos candidatos ao título, Tiago Reis (Taurus Evo Max), terminou em três rodas e foi forçado a abandonar “partiu-se o rolamento da manga de eixo da frente”, explicou o piloto.  

Na primeira etapa (70 km) da mais antiga e prestigiada prova de todo-o-terreno nacional assistiu-se a uma luta entre o Toyota Hilux T1+ Evo do piloto de Leiria e os pequenos e ágeis veículos SSV e Challenger. Uma batalha intensa que promete continuar no dia dehoje (sábado), novamente nos desafiantes estradões do Alto Alentejo, mas também do Ribatejo, emoldurados por milhares de espetadores. 

João Ferreira foi o mais rápido nos dois pontos de cronometragem intermédia e venceu a etapa, com a impressionante média de 80,2 km/h. Apesar de ter poucas zonas com lama, foi um troço complicado. As marcas deixadas pelos SSV eram muito estreitas para o nosso carro e foi difícil impor um ritmo forte. Fiquei surpreendido por ter ganho um minuto, ao segundo classificado, em apenas 70 km. Mas, amanhã, é que começa verdadeiramente a Baja Portalegre. Vai ser um dia longo. Espero uma etapa rápida e com algumas zonas escorregadias, e tudo pode mudar rapidamente. Temos de fazer o nosso trabalho e lutar pela vitória”, disse o piloto do Toyota Hilux T1+ Evo no final da etapa. 

Gonçalo Guerreiro realizou o segundo tempo e ocupa idêntica posição na geral, mas não estava satisfeito: “Fizemos uma boa etapa dentro do possível. O percurso era difícil e muito rápido e o setup do carro não era o melhor a nível da suspensão. Vamos mudar algumas coisas e, amanhã, vou dar o máximo”, afirmou o piloto, que lidera a categoria SSV, com 1m41s de vantagem sobre Luís Cidade (Can Am Maverick R). 

Daniel Silva (Taurus T3 Max) foi o terceiro mais rápido no setor seletivo e ocupa idêntica posição à geral: “Era uma etapa difícil, com piso muito duro. Fizemos o melhor que conseguimos. Estou preparado para atacar amanhã”, afirmou. O piloto lidera a classificação Challenger com 52,3 s de avanço sobre o francês Romuald Lasne (Can Am Maverick R). 

Miguel Barbosa (Taurus T3 Max), vencedor da prova em 2024, ficou parado a um quilómetro do final, com uma avaria na bomba de gasolina, e Ricardo Porém (Kaizen S1) também desistiu. Os dois pilotos eram candidatos à vitória na categoria Challenger.  

Nas motos, Luís Oliveira (Yamaha WR 450) começou por ganhar o prólogo, enquanto André Sérgio (Beta 480 Race) foi o mais rápido no setor seletivo e assumiu a liderança da prova, com 50,7s de vantagem sobre Bernardo Megre (KTM EXC 450) e 51,1 s para Bruno Santos (Husqvarna FE450). “Treinei pouco e a moto não tem a melhor velocidade de ponta, mas estou satisfeito porque, pela primeira vez, ganhei um troço. Entrei com um feeling muito bom e amanhã vou atacar”, afirmou o piloto da moto italiana, que venceu a etapa com uma impressionante média de 79,8 km/h, quando o mais rápido nos carros fez 80,2 km/h! Os seis primeiros estão separados por 1m58s, quando faltam disputar 300 km cronometrados – o mesmo é dizer que estão na luta pela vitória. Ao invés, Sebastian Bühler, um dos favoritos, teve problemas na KTM 450 EXC-F e perdeu muito tempo. 

João Dias (Polaris RZR) foi claramente o mais rápido entre os SSV que participam no âmbito da Federação Motociclismo de Portugal. “Gostava que o percurso estivesse mais escorregadio, mas correu bem e não cometemos erros”, afirmou. Tomás Paulo (Yamaha YFZ450R) lidera nos quads. “A meio do troço era segundo e o objetivo não era ser o mais rápido, mas correu bem e estou satisfeito. Amanhã é que vai ser o grande dia e espero ganhar”, disse. 

Os pilotos da Promoção Baja & Hobby disputaram apenas o prólogo, onde Luís Chavado (Husqvarna FE 450) foi o mais rápido em moto, Victor Lopes (Segway Villain SX10) ganhou entre os SSV e Rúben Rodrigues (Yamaha YFZ 450) foi o melhor quad. Hoje, voltam à estrada para disputar um setor seletivo com 166 km. 

Paralelamente à bp Ultimate Baja Portalegre 500, realizou-se a Mini Baja, competição destinada a jovens entre os 8 e os 14 anos. A prova contou com 28 futuras estrelas do motociclismo, que disputaram um troço de 5 km (o mesmo percurso do prólogo).  Gabriel Xavier venceu a corrida de infantis, Martim Alves ganhou entre os iniciados, Manuel Baptista foi o melhor quad iniciado, Maria Piedade Cortes ganhou a categoria quad infantil e Manuel Ruivo triunfou nos SSV iniciado.   

A segunda e última etapa realiza-se hoje, com os concorrentes a saírem de Portalegre bem cedo (6h15). Os pilotos dos carros vão disputar dois setores seletivos de 180 km e 195 km, respetivamente, enquanto os pilotos das motos fazem um único troço de 300 km.  

Classificação após a 1ª etapa Autos 
1º João Ferreira/Filipe Palmeiro (Toyota Hilux T1+ Evo), com 53m.06,4 
2º Gonçalo Guerreiro/Pablo Moreno (Polaris RZR), a1m.00,7 (1º SSV) 
3º Daniel Silva/Gonçalo Magalhães (Taurus T3 Max), a 1m.18,2 (1º Challenger) 
4º Luís Cidade/Valter Cardoso (Can Am Maverick R), a 1m.41,1 
5º João Ramos/Jorge Carvalho (Toyota Hilux T1+ Evo), a 1m43,6 

Classificação após a 1ª etapa Motos 
1º André Sérgio (Beta 480 Race), com 57m.23,9 
2º Bernardo Megre (KTM EXC 450), a 50,7 s 
3º Bruno Santos (Husqvarna FE450), a 51,1 s 
4º Micael Simão (Gas Gas EC 500F), a 1m.15,4 
5º João Dias/Rui Pita (Polaris RZR), a 1m.52,3 (1º SSV) 
8º Tomás Paulo (Yamaha YFZ450R), a 2m19,9 (1º Quads) 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Vila Viçosa convida encarregados de educação a aprender a preparar lanches saudáveis

A Escola Básica e Secundária Públia Hortênsia de Castro, de Vila Viçosa, vai promover no…