O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou hoje que o troço da Estrada Nacional (EN) 2 que atravessa os concelhos de Abrantes (Santarém), Ponte de Sor e Avis (Portalegre) vai ser reabilitado, num investimento de 10 milhões de euros.
O governante, que falava aos jornalistas no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, no terceiro dia da viagem que está a fazer pela EN 2, com o objetivo de conhecer as necessidades de 35 municípios de Chaves a Faro, acrescentou que as Infraestruturas de Portugal (IP) vão lançar o concurso da empreitada, com uma extensão de 43 quilómetros.
Para o governante, este investimento é “absolutamente essencial”, uma vez que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e a cidade estão a ter um “desenvolvimento notável”.
“O projeto cresceu muito (aeródromo) em termos económicos, em termos de projeção, em termos de números e de impacto no PIB nacional e, por isso mesmo, as infraestruturas têm de garantir que funciona”, disse.
O governante disse ainda que o Itinerário Complementar (IC) 13, que atravessa o distrito de Portalegre, também é para concluir “em toda a sua extensão”.
Numa nota enviada à agência Lusa, fonte do Ministério das Infraestruturas indica que a intervenção de beneficiação e requalificação da EN 2 vai ocorrer entre os quilómetros 425,0 e o 467,9.
A intervenção, segundo a mesma fonte, tem como objetivo “reforçar as condições de segurança e circulação”, atendendo a que o seu atual estado de conservação “é considerado insatisfatório”.
A empreitada incluirá trabalhos que visam a melhoria do sistema de drenagem, a recuperação da capacidade estrutural do pavimento, o reforço da estabilidade dos taludes e, ainda, a atualização dos equipamentos de sinalização e segurança.
Pela sua extensão (43 quilómetros) e natureza dos trabalhos a executar, a fonte do Ministério das Infraestruturas indicou ainda que esta empreitada conta com um prazo de execução de 540 dias, exigindo o lançamento de um concurso público internacional.
HYT // JLG
Lusa/Fim
Foto de Miguel Pinto Luz – Ministro das Infraestruturas
