Milhares de pessoas vibraram com a cerimónia de partida da 39ª bp Ultimate Baja Portalegre 500 realizada no Jardim do Tarro, no centro da cidade de Portalegre.

Amanhã, dia 24 de Outubro, começa a parte competitiva com o prólogo e a primeira etapa para carros e motos.

Todos os anos a cena repete-se. Há uma verdadeira romaria para ver de perto os pilotos de carros, motos, quads e SSV que vão participar naquela que é a mais antiga e prestigiada prova do todo-o-terreno nacional. A presença do público foi uma constante ao longo do dia, com centenas de pessoas a assistirem às verificações técnicas.

A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) realiza-se entre 23 e 25 de outubro e conta para a Taça do Mundo FIA de Bajas e da Taça da Europa FIA de Bajas. Este evento integra também o Campeonato Portugal de Todo-o-Terreno de carros (FPAK) e motos, quad e SSV (FMP) e tem a particularidade de poder decidir os títulos nacionais.

A parte competitiva tem início amanhã. Os pilotos de carros e motos vão disputar o prólogo (5 km), nos arredores de Portalegre, e a primeira etapa (70 km). Dois momentos que, a exemplo de anos anteriores, devem atrair imensos espetadores. É também o primeiro medir de forças entre os melhores pilotos nacionais e estrangeiros.

Em termos desportivos, os portugueses são os grandes candidatos à vitória na bp Ultimate Baja Portalegre 500. João Ferreira (Toyota Hilux T1+ Evo) vai tentar obter o terceiro triunfo na prova, mas tem a oposição de Francisco Barreto, João Ramos, Luis Recuenco e Wlodzimierz Grajek, todos ao volante de Toyota Hilux T1+ Evo.

Miguel Barbosa (Taurus T3 Max) venceu a prova em 2024 com um ‘side by-side’ e quer repetir o feito este ano. Tiago Reis (Taurus Evo Max), Ricardo Porém (Kaisen S1) e o espanhol Angel Valero (VM T34) podem igualmente lutar pela vitória, sobretudo se a prova for disputada com piso enlameado. Nesse caso, o reduzido peso, a maneabilidade e rapidez dos Challenger pode fazer a diferença.

A prova do ACP pode ser determinante para as contas do campeonato nacional absoluto. Gonçalo Guerreiro, João Ferreira e Tiago Reis estão na luta pelo título, quando faltam duas provas para terminar a época.

Na categoria SSV, João Dias (Polaris RZR), Gonçalo Guerreiro (Taurus Evo Max), Mitchel Van Den Brink (Can Am Maverick), Afonso Oliveira (Polaris RZR) e Luís Cidade (Can Am Maverick) são os principais favoritos.

Nas motos, António Maio (Yamaha WR 450) vai à procura da nona vitória nesta baja. Tem a oposição de Bruno Santos (Husqvarna FE 450), Sebastian Buhler (KTM 450 EXC-F) e Micael Simão (Gas Gas EC 500), que pode sagrar-se campeão nacional em Portalegre.

Nos quads, destaque para o júnior Tomás Paulo (Yamaha YFZ450R), que lidera o Campeonato Nacional de Todo Terreno e procura a primeira vitória na bp Ultimate Baja Portalegre 500. Referência também para Luís Fernandes (Yamaha YFZ450R) e João Vale (Yamaha YFZ450R), que venceram esta prova por duas vezes.

A tradicional Mini Baja volta a ser um momento de promoção da modalidade. É disputada por pilotos dos 8 aos 14 anos de idade, divididos pelas categorias Moto, Quad e SSV. E disputam, amanhã, na zona das partidas e chegadas do prólogo, a partir das 13h30, uma prova em circuito certamente muito animada.

Fonte: Presse Release Motorsport 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Vela acesa causa incêndio em paróquia de Alpalhão

Ficaram completamente negras as paredes e o tecto da capela do Cemitério de Alpalhão, devi…