Continua tudo em aberto. Até ao final desta quarta-feira, 22 de Outubro, não havia ainda um esboço do futuro executivo camarário de Elvas, continuando em cima da mesa os dois cenários possíveis: a recusa de aceitação de pelouros de todos o ou de parte dos eleitos, ou  um “Sim”  (total ou parcial)  à intenção de Rondão Almeida atribuir cargos aos novos vereadores, conforme anunciou na noite eleitoral.  

Para já o que está garantido é que Rondão continua a ser presidente da Câmara Municipal de Elvas “porque o candidato mais votado é imediatamente eleito presidente”, enfatizou o próprio ao Linhas de Elvas (LE) sublinhando que as autarquias têm uma matriz “presidencialista”.

Na realidade não há nada a anunciar porque as reuniões formais entre o presidente e os eleitos ainda não ocorreram. A primeira delas irá acontecer amanhã, sexta-feira, 24 de Outubro. Rondão Almeida recebe os membros do Partido Socialista, os primeiros com quem vai tentar chegar a um consenso.

Pelo PS, Nuno Mocinha confirmou ao LE o encontro, sem querer desvendar para que lado pende mais o prato da balança.

Por parte do Chega, José Eurico Malhado informou  que irá reunir com Rondão Almeida na próxima semana, acrescentando que “estão todos os cenários em aberto. Na realidade o que irá acontecer depende muito mais da capacidade de cedência da outra parte”, disse, colocando o ónus do lado do presidente reeleito.

Margarida Paiva também conta encontrar-se com José Rondão Almeida no decurso da próxima semana, embora “ainda não haja uma data combinada”. A certeza que a vereadora eleita pela AD já tem, é a de que não vai aceitar pelouro. “A minha palavra é uma escritura. Mantenho o que sempre disse ao longo da campanha e garanto que não vai haver cedência”, declarou com veemência.

Posto isto, a capacidade negocial e a permeabilidade de Rondão Almeida, são preponderantes. Ao Linhas de Elvas garantiu que está  disposto a incorporar  “ideias e propostas  dos outros eleitos apresentadas durante a campanha” num projeto governativo para os próximos quatro anos.

Assim sendo, aguardemos. Na certeza (mais uma) de que o novo executivo da Câmara Municipal de Elvas, seja ele qual for, toma posse dia 31 de Outubro às 18h00, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Arlete Calais
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Entre Ordens e Afeto: A Vida dos Cães Operacionais da GNR

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana dispõe de uma das mais prest…