Realizou-se no passado dia 14 de Outubro, no Instituto da Segurança Social de Portalegre, a 4.ª Reunião Magna dedicada à co-criação de soluções integradas de saúde e apoio social no Alto Alentejo. O encontro reuniu representantes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIs), da Segurança Social e da ULS Alto Alentejo, decorrendo em formato híbrido.

A sessão contou com o apoio científico do Centro de Investigação CARE do Politécnico de Portalegre, através do professor Bruno Morgado, que apresentou metodologias de co-criação e exemplos de integração de cuidados a nível nacional e internacional.

Durante a reunião foram formalizados três grupos de trabalho intersectoriais: apoio e proximidade às ERPIs; protocolos clínicos e serviços dedicados; e linha de contacto direto entre ERPIs e ULS. A primeira reunião destes grupos está marcada para 31 de Outubro.

Os próximos passos incluem a consolidação das equipas, definição de metas e indicadores, e a partilha de boas práticas através de publicações científicas. Esta iniciativa reforça o compromisso da ULS Alto Alentejo com a inovação, a integração de cuidados e a valorização da colaboração entre instituições locais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Casa cheia para “Falar Alentejano” no arranque do ALERtejo – Encontro Literário de Elvas

A noite desta sexta-feira, 24 de Outubro, marcou o início do II ALERtejo – Encontro Liter…