Uma biblioteca itinerante vai começar dentro de um mês a percorrer as localidades do concelho de Marvão, distrito de Portalegre, para fazer face à falta de um espaço físico do género naquela região, informou hoje o município.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Marvão, Luís Costa, explicou que o projeto foi financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contando a iniciativa com um investimento de 160 mil euros.
“Este é um projeto financiado pelo PRR, vem na sequência de nós não termos biblioteca física, e foi-nos concedido um valor de 160 mil euros para a compra da carrinha e adaptá-la, bem como para todo o equipamento inerente, como computadores, programas, compra de livros entre outros”, disse.
O autarca explicou ainda que estão a “aguardar a chegada da viatura”, que está “nesta altura a ser preparada para o efeito”, tendo a indicação de que, “dentro de mais ou menos um mês”, vai estar ao dispor da população.
“A intenção é essa [percorrer o concelho], é um concelho muito disperso, com muitas aldeias, a intenção é levar a literacia até junto de todas as pessoas, percorrendo semanalmente um determinado percurso”, disse.
Além de dar a oportunidade de alugar livros, a biblioteca itinerante vai oferecer serviço de Internet aos interessados, serviço de jornais e revistas on-line, bem como um ATM para as pessoas poderem efetuar o pagamento de faturas, entre outros serviços.
“É um serviço de proximidade junto da população”, acrescentou.
HYT // JLG
Lusa/Fim
Foto de Arquivo LE
