O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou um conjunto de novas propostas e compromissos destinados a impulsionar o desenvolvimento integral das mulheres a nível mundial, durante a Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres, inaugurada no dia 13 em Beijing. As medidas incluem contributos financeiros, programas de capacitação e iniciativas de cooperação internacional, reafirmando o papel da China
como promotora ativa da igualdade de género e do progresso global feminino.

A Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres foi inaugurada no dia 13 em Beijing. O presidente chinês, Xi Jinping, participou da cerimónia de abertura e proferiu o discurso sobre o assunto em causa.

Na ocasião, o líder chinês ofereceu quatro propostas para acelerar o processo de desenvolvimento abrangente das mulheres, as quais são: criar um ambiente propício ao seu crescimento, dar impulso poderoso para o desenvolvimento de alta qualidade, estabelecer um padrão de governança para garantir seus direitos e interesses e escrever um novo capítulo da cooperação global das mulheres.

Ao mesmo tempo, Xi Jinping também lançou cinco medidas detalhadas para promover a causa das mulheres a nível mundial, que são: doar mais de 10 milhões de dólares ao Fundo das Nações Unidas para as Mulheres; fornecer 100 milhões de dólares para o Fundo Global de Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul para implementar, em conjunto com organizações internacionais, projetos de cooperação voltados para o desenvolvimento de mulheres e meninas; auxiliar mil projetos “pequenos, mas eficazes”, com mulheres e meninas como beneficiárias; convidar 50 mil mulheres para a realização de intercâmbios e aperfeiçoamentos na China; e estabelecer o “Centro Global de Capacitação para Mulheres”, para assim cultivar mais talentos femininos.

O vice-presidente da Associação Chinesa de Estudos sobre Casamento e Família, Li Mingshun, afirmou que as propostas e compromissos feitos pelo presidente chinês salientam que a China é herdeira e promotora do espírito da Conferência Mundial das Mulheres de Beijing, cumpridora do seu compromisso de proteção dos direitos das mulheres e praticante da Iniciativa de Governança Global.

A revista Fórum, do Brasil, comentou que a parte chinesa forneceu um novo modelo de desenvolvimento da causa das mulheres no mundo.

Para promover o desenvolvimento integral das mulheres, a China é tanto uma defensora quanto uma praticante. Especialmente nos últimos dez anos, o país alcançou diversos resultados notáveis neste setor: a expectativa de vida média das mulheres aumentou para 80,9 anos, 50,76% dos estudantes do ensino superior são mulheres, e a proporção das mulheres na força de trabalho da sociedade é superior a
40%.

Hoje em dia, mais de 600 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo ainda são profundamente afetadas por conflitos e guerras, e 2 mil milhões carecem de proteção social. Como destacou o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, a causa das mulheres no mundo ainda enfrenta desafios sem precedentes, e os países precisam agir com maior determinação e sabedoria para enfrentá-los.

A China está disposta a trabalhar com todas as partes para injetar nova energia no desenvolvimento integral das mulheres e contribuir com mais força feminina para o avanço da civilização humana.

Publicidade: Centro de programas de línguas da Europa e América Latina da China

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

MOTORPOR Car Days 2025: descontos até 7.500€ e oferta de iPhone 17

De 16 a 26 de outubro, todos os concessionários do Grupo MOTORPOR vão estar em campanha co…