A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) inaugura, no próximo dia 22 de outubro, às 17h00, a exposição “A Professora Raquel Soeiro de Brito”, uma homenagem à geógrafa, investigadora e docente elvense que marcou de forma indelével a história da Faculdade e da Geografia portuguesa.

Raquel Soeiro de Brito foi uma das primeiras mulheres a obter um doutoramento em Portugal e uma referência incontornável no estudo do território e da paisagem. Conhecida como uma “geógrafa de terreno”, dedicou a vida a observar e a compreender o mundo, registando com rigor científico e sensibilidade artística as marcas da relação entre as pessoas e os lugares.

Entre as campanhas de investigação que realizou, destaca-se a que a levou, em 1957, aos Açores, para estudar e filmar a erupção do vulcão dos Capelinhos, tornando-se a primeira cientista a chegar e a escalar a montanha vulcânica do Faial. O seu trabalho pioneiro foi amplamente reconhecido, tendo sido condecorada pelo Presidente da República com o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

A exposição reúne fotografias, filmes e textos que documentam décadas de investigação e viagem, revelando um olhar profundamente humano sobre a paisagem e a vida nas regiões que estudou, do Minho a Timor. O título, A Professora, reflete o modo afetuoso como é tratada por todos os que com ela aprenderam e nela reconhecem uma mestra, uma cientista e uma inspiração.

Com esta homenagem, a NOVA FCSH celebra o centenário de Raquel Soeiro de Brito, reconhecendo o seu contributo pioneiro para o desenvolvimento da Geografia em Portugal e o seu papel decisivo na consolidação da Faculdade como espaço de liberdade intelectual e excelência científica.

A exposição, que será inaugurada no dia 22 de outubro com a presença da Professora Raquel Soeiro de Brito, pode ser visitada até 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, das 10h00 às 18h00, na Casa de Vidro da NOVA FCSH, no campus da Avenida de Berna.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Cruz Vermelha vai encerrar Unidade de Cuidados Continuados de Estremoz

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai encerrar definitivamente a atividade da Unidade de Cu…