Um crânio humano foi encontrado nos terrenos de um antigo hospital psiquiátrico em Évora e a Polícia Judiciária aguarda resultados da perícia de antropologia para determinar a eventual investigação criminal do caso, revelaram hoje fontes policiais.

Uma fonte do Comando Territorial de Évora da GNR indicou à agência Lusa que a Guarda foi alertada para o achado por populares, no sábado passado, por volta das 13:00.
O crânio, disse, foi encontrado numa vala de drenagem existente numa quinta propriedade do Estado, cujo edifício principal acolheu o internamento do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Espírito Santo de Évora, no Bairro dos Canaviais.

O antigo hospital psiquiátrico dos Canaviais foi desativado há mais de 15 anos, mas, na altura da pandemia de covid-19, funcionou temporariamente como área dedicada à doença, com o atendimento de utentes com suspeitas de infeção.

Segundo a fonte da GNR, o crânio foi transportado pelos bombeiros para os serviços de medicina legal do hospital de Évora e o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária (PJ).
Contactada pela Lusa, uma fonte da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora da PJ referiu que se aguardam os resultados da perícia de antropologia à ossada, que vão determinar se o achado tem interesse histórico ou criminal.

SM // RRL
Lusa/Fim

Foto de Arquivo LE

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Médico da ULS Alto Alentejo representa Portugal em curso realizado em Estocolmo

O Departamento de Saúde Pública da ULS Alto Alentejo marcou presença no curso "ECDC Method…