Teve início, em Setembro, mais um ano letivo e, com ele, a ARKUS reafirma o seu papel na coordenação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos Agrupamentos de Escolas de Elvas.
Em parceria com a Associação Tempos Brilhantes, a ARKUS mantém a sua missão de “educar e inovar,” promovendo o desenvolvimento integral das crianças e o apoio às famílias, através de atividades que valorizam a educação, a arte e a saúde.
O programa “Pequenos Heróis” destaca as diferentes estratégias que permitem promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças, através de uma ação conjunta entre a escola, a família e comunidade. Abrange as áreas da educação socioemocional, cidadania, empreendedorismo social e voluntariado.
O programa “Pequenos Exploradores” estimula a curiosidade, o raciocínio e o espírito crítico das crianças, enquanto adquirem conhecimentos com significado social, contribuindo para formação individual e social das crianças.
O programa “Nutriser” visa o desenvolvimento integral das crianças numa perspetiva interdisciplinar e integrada, através da estimulação das suas capacidades e da promoção de hábitos e comportamentos de vida saudáveis, espírito desportivo e fair-play no respeito pelas regras sociais e respeito pelo outro. Pretende-se a integração do conhecimento social, cognitivo, psico-motor e sócio afetivo através do saber ser, saber estar e saber fazer.
O programa “Educarte” está desenhado para permitir uma formação básica em expressão musical, plástica, dramática e corporal num pressuposto de exploração da liberdade criativa das crianças, incluindo diferentes métodos pedagógicos, como o contacto com profissionais do meio artístico.
Para além destes quatro programas existe o “Pátio da Brincadeira” que proporciona mais espaço, tempo e diversidade de brincadeira para que as crianças vivam a sua escola de forma mais saudável, como a estimulação e desenvolvimento de competências de natureza cognitiva e metacognitiva através da promoção de brincadeiras simbólicas e, também, existe a realização de projetos comunitários que permitem o envolvimento da comunidade em várias dimensões.
Atualmente são cerca de 530 alunos a frequentar as AECS, em todos os Agrupamentos de Elvas, sendo as escolas da Boa-Fé, Raposeira, Alcáçova, Santa Luzia, Calçadinha, Vila Boim, Terrugem, São Vicente, Barbacena e Santa Eulália.
São 25 mentores a colaborar com a Associação todos os dias, para esta dar resposta social, no horário de prolongamento da escola, das 16h às 17h, contribuindo para o bom desenvolvimento das crianças, para as suas aprendizagens, permitindo que as crianças aprendam enquanto brincam, de uma forma prática e divertida desenvolvem competências importantes para um bom futuro.
A Associação agradeceu às Diretoras dos Agrupamentos de Escolas de Elvas, por “confiarem no nosso trabalho desenvolvido em prol das crianças”.
A ARKUS agradeceu ainda ao Município de Elvas e a todos os envolvidos “desde o pessoal docente e não docente, e, por último, mas fundamental, agradecemos a todos pais e crianças que estão connosco, diariamente, e acreditam na nossa equipa e nos nossos projetos”, concluem.
