Teve início, em Setembro, mais um ano letivo e, com ele, a ARKUS reafirma o seu papel na coordenação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos Agrupamentos de Escolas de Elvas.

Em parceria com a Associação Tempos Brilhantes, a ARKUS mantém a sua missão de “educar e inovar,” promovendo o desenvolvimento integral das crianças e o apoio às famílias, através de atividades que valorizam a educação, a arte e a saúde.

O programa “Pequenos Heróis” destaca as diferentes estratégias que permitem promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças, através de uma ação conjunta entre a escola, a família e comunidade. Abrange as áreas da educação socioemocional, cidadania, empreendedorismo social e voluntariado.

O programa “Pequenos Exploradores” estimula a curiosidade, o raciocínio e o espírito crítico das crianças, enquanto adquirem conhecimentos com significado social, contribuindo para formação individual e social das crianças.

O programa “Nutriser” visa o desenvolvimento integral das crianças numa perspetiva interdisciplinar e integrada, através da estimulação das suas capacidades e da promoção de hábitos e comportamentos de vida saudáveis, espírito desportivo e fair-play no respeito pelas regras sociais e respeito pelo outro. Pretende-se a integração do conhecimento social, cognitivo, psico-motor e sócio afetivo através do saber ser, saber estar e saber fazer.

O programa “Educarte” está desenhado para permitir uma formação básica em expressão musical, plástica, dramática e corporal num pressuposto de exploração da liberdade criativa das crianças, incluindo diferentes métodos pedagógicos, como o contacto com profissionais do meio artístico.

Para além destes quatro programas existe o “Pátio da Brincadeira” que proporciona mais espaço, tempo e diversidade de brincadeira para que as crianças vivam a sua escola de forma mais saudável, como a estimulação e desenvolvimento de competências de natureza cognitiva e metacognitiva através da promoção de brincadeiras simbólicas e, também, existe a realização de projetos comunitários que permitem o envolvimento da comunidade em várias dimensões.

Atualmente são cerca de 530 alunos a frequentar as AECS, em todos os Agrupamentos de Elvas, sendo as escolas da Boa-Fé, Raposeira, Alcáçova, Santa Luzia, Calçadinha, Vila Boim, Terrugem, São Vicente, Barbacena e Santa Eulália.

São 25 mentores a colaborar com a Associação todos os dias, para esta dar resposta social, no horário de prolongamento da escola, das 16h às 17h, contribuindo para o bom desenvolvimento das crianças, para as suas aprendizagens, permitindo que as crianças aprendam enquanto brincam, de uma forma prática e divertida desenvolvem competências importantes para um bom futuro.

A Associação agradeceu às Diretoras dos Agrupamentos de Escolas de Elvas, por “confiarem no nosso trabalho desenvolvido em prol das crianças”.

A ARKUS agradeceu ainda ao Município de Elvas e a todos os envolvidos “desde o pessoal docente e não docente, e, por último, mas fundamental, agradecemos a todos pais e crianças que estão connosco, diariamente, e acreditam na nossa equipa e nos nossos projetos”, concluem.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Médico da ULS Alto Alentejo representa Portugal em curso realizado em Estocolmo

O Departamento de Saúde Pública da ULS Alto Alentejo marcou presença no curso "ECDC Method…