Um homem de 43 anos foi detido na localidade de La Codosera, na província de Badajoz. José Manuel Expósito atropelou mortalmente Verónica González, de 46 anos, com quem vivia na zona de Los Baldíos, uma povoação com cerca de 2 mil habitantes situada a poucos quilómetros da fronteira do Marco, junto à freguesia de Esperança (Arronches).
As autoridades estão a averiguar as circunstâncias que levaram ao trágico sucesso ocorrido na noite desta terça-feira, 14 de Outubro. De acordo com o jornal “Hoy”, está descartada a possibilidade de crime por violência de género.
O periódico relata a ocorrência de uma discussão prévia ao atropelamento, envolvendo o casal e irmãos da vítima. José Manuel Expósito ter-se-á desentendido com um dos cunhados. Foi na sequência dessa altercação que Verónica González foi atropelada, a escassos metros da casa onde residia com José Manuel, na Rua Enrique Tierno Galván. Foi o próprio companheiro da vítima que alertou os serviços de emergência e não ofereceu qualquer resistência à detenção pela Guardia Civil.

Muito consternado pela ocorrência Juan Manuel Gómez, presidente da Câmara local, deslocou-se para o cenário dos acontecimentos mal se apercebeu do sucedido . Ao “Hoy” explicou que “os serviços de emergência estavam a tentar reanimar a vítima, mas já nada puderam fazer”. Confirmou a presença dos irmãos e dos pais de Verónica e referiu-se ao casal como sendo “normal, ainda há pouco os vi juntos na vila”.
Embora inicialmente não se tivesse descartado a possibilidade de mais um caso de violência de género na Extremadura, também se considerava a hipótese de uma disputa familiar com resultado fatal. Mais tarde, o delegado do Governo na Extremadura, José Luis Quintana, confirmou que não se trata de um caso de violência machista.

Quanto à qualificação do crime, o delegado explicou que, sendo acidental ou não, será tratado como um possível homicídio, cuja natureza será determinada pelo tribunal. “Violência de género existiria se houvesse intenção direta do detido de atropelar a mulher, e parece que não foi esse o caso”, afirmou.

Foto: HOY
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Bombeiros de Ponte de Sor recebem novo veículo ARFF e homenageiam presidente Hugo Hilário

O Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor r…