No próximo sábado, 18 de Outubro, a Biblioteca Municipal de Elvas Dr. Elsa Grilo dá palco a uma nova Associação Cultural nascida para perpetuar e colocar no devido lugar a figura e a obra de Maria José Rijo.

Com uma paixão desmedida pela cidade de Elvas, Maria José Travêlho Rijo (ou Maria José Rijo) é escritora, cronista, artista plástica e figura incontornável do meio social e intelectual do concelho. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Elvas, onde dignificou o pelouro da Cultura e Turismo, que lhe foi entregue no executivo de João Carpinteiro.

Dotada de um talento multifacetado e de uma capacidade criativa sempre ligados à ambição de querer o melhor para Elvas, desenvolveu um ativismo artístico (no sentido produtivo do termo), que carece de um lugar para ser mostrado e divulgado.

“Maria José Rijo Passar Saber – Associação Intercultural do Alentejo” é o instrumento criado para dignificar tudo o que tem feito ao longo da vida.

Nascida a 6 de abril de 1926 na aldeia de Santa Vitória, no concelho de Beja, radicou-se em Elvas desde muito jovem. Como escritora, cronista, artista plástica e antiga autarca, construiu uma vasta e multifacetada obra ligada às tradições, à identidade e à memória do Alentejo.

Desenvolveu um percurso artístico e literário marcado pela valorização do património cultural da região. É autora de várias obras, incluindo livros de poesia, crónicas e textos sobre cultura popular. Entre os títulos mais recentes, destaca-se “Do Alentejo ao Alentejo” , livro que reúne uma compilação de crónicas publicadas ao longo de décadas no Linhas de Elvas que abordam temas como a gastronomia alentejana e as tradições da região.

Além da escrita, destacou-se nas artes plásticas, produzindo trabalhos em escultura, artesanato e desenho.

Como vereadora da Cultura e do Turismo no município de Elvas, teve papel ativo na promoção de iniciativas culturais e na defesa do património local.

Figura respeitada no meio cultural alentejano, Maria José Rijo continua a ser uma voz ativa na preservação da memória e das tradições da região que a viu nascer.

A apresentação da Associação que leva o seu nome está marcada para as 16h30.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Município de Elvas requalifica os Polidesportivos do Morgadinho e Revoltilho

A Câmara Municipal de Elvas requalificou os polidesportivos do Morgadinho e do Revoltilho,…