O NEER da ULS do Alto Alentejo celebra por estes dias um ano de vida e simultaneamente o Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação que se assinala todos os anos a 18 de Outubro.
As comemorações iniciaram-se com o lançamento de uma edição limitada de pacotes de açúcar alusiva à data, numa campanha em parceria com a empresa Cafés Delta.
Alguns elementos do Núcleo de Enfermeiros Especialistas de Reabilitação (NEER) da ULSAALE assistiram à
primeira edição das Jornadas de Reabilitação da ULS do Baixo Alentejo, realizadas em Beja. A iniciativa contou ainda com uma mesa de trabalho onde participou a coordenadora do NEER, Enfª Marta Rodrigues.
Localmente a data vai ser assinalada no Hospital de Santa Luzia na manhã do próximo sábado com o
lançamento de um filme promocional do trabalho desenvolvido no primeiro ano do NEER, a que se seguirá uma caminhada e uma aula de zumba, atividades abertas aos profissionais de saúde e à comunidade. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas através de um QR Code disponibilizado nos cartazes de promoção desta iniciativa existentes nos hospitais de Elvas e Portalegre, nos Centros de Saúde da ULS do Alto Alentejo e noutros locais públicos em Elvas. O evento conta com o apoio de associações e empresas locais.
Recorde-se que a data do Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação foi criada por iniciativa da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) e aprovada pela Resolução da Assembleia da República n.º 347/2021 em 26 de novembro de 2021. A data é uma homenagem à enfermeira Sales Luís, pioneira da Enfermagem de Reabilitação em Portugal, e celebra o aniversário do início do primeiro curso de Enfermagem de Reabilitação em 18 de outubro de 1965.



