Celebrar 75 anos é um marco extraordinário que resulta da soma de muitos fatores, que não vamos enunciar. Optamos por perspetivar o feito olhando apenas para a idade. E o que vemos? Notamos que tratando-se de uma instituição, a correspondência que possa ser feita com a cronologia de uma vida humana (o parâmetro mais óbvio) não tem comparação possível. Se é certo que na génese do surgimento de um órgão de comunicação social paira a incerteza sobre o futuro, também não deixa de ser verdade que existe a ambição de construir um projeto que sobreviva aos criadores. E já chegámos lá! No momento atual (infelizmente) no seio da equipa de produz o Linhas de Elvas, já não constam os fundadores, mas tão somente os sucessores. São 75 anos, e a substituição de gerações ocorre, a todo o vapor, com os que cá estamos agora a trabalhar e a desejar, que outras gerações nos substituam. Por isso, aos 75 anos não estamos velhos. Estamos maduros, consolidados, com alento e muitas ideias. Então pensámos: vamos puxar ainda mais para junto de nós os nossos leitores. A pretexto da belíssima idade 75, queremos convidar a nossa geração de fiéis seguidores a responder, de 15 em quinze dias, a três questões, cujas respostas são importantes para nos ajudarem a continuar a somar anos, a crescer e a ir de encontro às expetativas e à confiança que depositam em nós.

A primeira convidada de Outubro é Ana Simão Pereira. Nascida no Baixo Alentejo em 1978, licenciou-se em Relações Internacionais pela Universidade do Minho e concluiu uma pós-graduação em Arquivo, Bibliotecas e Ciências da Informação na Universidade de Évora.

A experiência internacional também marca o seu percurso: em 2003, esteve na Irlanda, na Câmara de Comércio de Cork, ao abrigo do Programa Leonardo da Vinci, onde trabalhou na divulgação de políticas europeias e oportunidades para as empresas.

A sua vida profissional está ligada ao Instituto Politécnico de Portalegre, onde, desde 2005 é uma das caras do EUROPE DIRECT Alto Alentejo. Através deste centro, promove sessões de informação, organiza eventos sobre a União Europeia, colabora com escolas, associações e autarquias, dinamiza rubricas de rádio, tentando aproximar os cidadãos das políticas e oportunidades europeias.

A Ana Simão Pereira construiu uma carreira dedicada a ligar pessoas, instituições e culturas. É alguém que acredita no valor da cooperação internacional e que tem trabalhado, ao longo dos anos, para dar ao Alto Alentejo um papel ativo no projeto europeu.

A relação que tem com o Linhas de Elvas, bem como as preocupações que tem relativamente ao futuro da região são questões que iremos abordar nos próximos minutos nesta conversa, conduzida sob o manto da velha Europa mas com a perspicácia de uma sublime visão europeísta.

Este podcast conta com direcção de João Alves e Almeida, condução de Ana Maria Santos e Arlete Calais, edição de João Carriço e coordenação comercial de Ana Trigueiro Santos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…