Uma grande bola de fogo foi detectada durante a madrugada de segunda-feira, dia 6 de Outubro, a cerca de 104 quilómetros de altitude sobre a localidade de Fuenlabrada de los Montes, na província de Badajoz, noticiou “El Periódico de Extremadura”.

A partir daí, avançou em direcção ao sudeste da Península, sobrevoando Ciudad Real e extinguindo-se a apenas 29 quilómetros de altitude sobre El Guijo (Córdova).

A passagem deste fragmento espacial foi identificada pelos detectores do projecto Smart, pertencente ao Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC).

Segundo a análise realizada pelo astrofísico José María Madiedo, um dos investigadores do centro, tratava-se de uma rocha proveniente de um cometa.

O meteoroide entrou na atmosfera do nosso planeta a cerca de 127.000 quilómetros por hora e, devido a essa velocidade, o impacto com o ar fez com que a sua superfície se aquecesse a milhares de graus Celsius, originando a bola de fogo que foi vista pela primeira vez na região e que se propagou por todo o sul do país.

Assim, os observatórios astronómicos de Huelva, La Hita (Toledo), Calar Alto (Almeria), Serra Nevada, La Sagra (Granada) e Sevilha registaram a sua passagem às 2,44h da madrugada desta segunda-feira, tendo indicado que a luminosidade era semelhante à da lua cheia, o que permitiu que fosse visível em toda a Península Ibérica.

A bola de fogo percorreu uma distância total na atmosfera de cerca de 107 quilómetros.

A análise preliminar do fenómeno também indica que a rocha ter-se-á desintegrado completamente na atmosfera, sem que qualquer fragmento tivesse alcançado o solo.

Foto: El Periódico de Extremadura

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Sabia que um dos mais extraordinários achados arqueológicos portugueses foi descoberto no concelho de Arronches?

Referimo-nos à Lage Votiva de Arronches, uma importante peça datada de cerca de 2 a.C ou 1…