A ULS Alto Alentejo e o Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) consolidaram a parceria institucional com o objetivo de enfrentar os desafios sociais e de segurança que afetam a região, com especial enfoque na proteção de profissionais de saúde e populações vulneráveis.
Na ocasião, o Comandante Territorial, Coronel Luís Manuel Martins Candeias, destacou a importância de parcerias sólidas para lidar com problemas complexos como a criminalidade, a violência doméstica e o consumo de substâncias ilícitas.
A parceria visa atuar em várias frentes, incluindo:
Violência contra profissionais de saúde;
Delinquência juvenil;
Situações de sem-abrigo e isolamento de idosos;
Questões éticas e insegurança social;
Consumo de álcool e drogas sintéticas.
Entre as ações previstas estão:
Formação preventiva para profissionais da ULS;
Intervenção em situações críticas nas infraestruturas de saúde;
Policiamento preventivo visível;
Ações conjuntas com a GNR e PSP.
Esta colaboração representa, de acordo com a ULS Alto Alentejo, “um passo significativo na construção de uma rede de apoio mais eficaz e integrada, promovendo a segurança, a saúde pública e o bem-estar da Comunidade do Alto Alentejo”.

