A ULS Alto Alentejo constituiu pela primeira na sua história o seu Conselho Consultivo, reforçando o compromisso com uma gestão participativa, transparente e centrada na comunidade.
O Conselho Consultivo, cuja primeira reunião decorreu no dia 30 de Setembro de 2025, é um órgão de natureza estratégica e multidisciplinar, previsto no Estatuto do Serviço Nacional de Saúde e no Regulamento Interno da ULS Alto Alentejo, e tem como missão acompanhar e emitir pareceres sobre as políticas de saúde da ULS, promovendo a articulação com os diversos parceiros locais e regionais.
É presidido por Laura Velez Galão, vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, e na sua composição inclui representantes dos trabalhadores, das autarquias, das entidades intermunicipais, dos utentes, das escolas, dos voluntários e de outras organizações da sociedade civil, bem como elementos internos da estrutura da ULS Alto Alentejo.
saber:
Laura Velez Galão; CIMAA
Fernando Rebola; Instituto Politécnico de Portalegre
Cristina Bruno (LPPC); representante dos utentes
Francine Mascarenhas de Moraes; representante dos trabalhadores
Ana Isabel Costa; Segurança Social
Ana Rute Sanguinho; Agrupamentos de Escolas ou Escolas Não Agrupadas
Dora Felizardo; CPCJ
Cândida Patrão; Prestadores de trabalho voluntário
João Carlos Laranjo; IPSS
Rosa Salgueira; Designada pelo CA da ULS Alto Alentejo
Lucília Camoesas; Designada pelo CA da ULS Alto Alentejo
A constituição deste órgão consultivo surge num momento de consolidação do modelo de gestão descentralizada e colaborativa da ULS Alto Alentejo, que tem vindo a reforçar parcerias com municípios, juntas de freguesia, instituições sociais, forças de segurança, bombeiros e entidades académicas e científicas. Esta abordagem visa garantir que as decisões estratégicas da ULS Alto Alentejo são informadas por uma visão plural, alinhada com as necessidades reais da população e com os princípios da saúde pública moderna.
A eleição dos representantes internos dos trabalhadores para o Conselho Consultivo decorreu em junho de 2025, através de votação eletrónica, assegurando a participação democrática dos colaboradores da ULS Alto Alentejo. Este processo reforça o papel ativo dos profissionais na definição das políticas de saúde e na construção de soluções integradas para os desafios da região.
A ULS Alto Alentejo reafirma, assim, o seu compromisso com uma gestão “aberta à comunidade, orientada por princípios de responsabilidade social, eficiência e inovação”. A constituição do Conselho Consultivo representa um “passo decisivo na construção de uma saúde mais próxima, mais humana e mais colaborativa”.



