No próximo dia 4 de outubro, pelas 11h30, será inaugurada, no salão do Centro Cultural de Vila Boim, a exposição “Primeiros Gestos”, uma iniciativa do Coletivo SODA, em parceria com a Junta de Freguesia local.
A mostra reúne trabalhos de crianças entre os 3 e os 6 anos, realizados no âmbito do projeto Mais Vila Boim e da 1.ª Oficina de Artes, tendo como inspiração a obra Jarra de flores e livro aberto (1973), do pintor Vicente Besugo.
Natural de Vila Boim, onde nasceu a 18 de fevereiro de 1931, Vicente Besugo destacou-se como artista plástico após os estudos na Escola de Belas-Artes de Lisboa, tendo viajado por vários países que marcaram o seu percurso artístico. Faleceu a 20 de julho de 1980, mas a sua obra permanece viva, integrada em coleções públicas e particulares.
No momento da inauguração, o público terá ainda a oportunidade de assistir à apresentação inédita da pintura Girassóis (1962), cedida por Álvaro Besugo, familiar do artista.
A cerimónia contará com a presença do Coletivo SODA, das crianças participantes e respetivos pais, bem como de familiares do pintor, num encontro que pretende cruzar a memória e a herança artística de Vicente Besugo com a criatividade dos mais pequenos.
Após a sessão inaugural, a exposição poderá ser visitada até às 16h00, com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade.

