O incêndio que danificou uma casa em Vendas Novas, no distrito de Évora, na segunda-feira à noite, só provocou um desalojado, ao contrário dos quatro inicialmente divulgados, foi hoje revelado.
Em declarações à agência Lusa, Luís Gomes, de 39 anos, afiançou hoje que é “o único residente na moradia” a tempo inteiro, pelo que só ele é que ficou desalojado.
“Só eu é que resido na casa e tenho a guarda partilhada dos meus dois filhos, que estão 15 dias comigo e 15 dias com a mãe”, explicou.
Nesta segunda-feira, dia em que o incêndio ocorreu, os filhos de Luís Gomes encontravam-se “com a mãe, noutra residência”, no âmbito “desses 15 dias em que não estão com o pai”, frisou.
Na segunda-feira à noite, em declarações à Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central e também o comandante dos Bombeiros de Vendas Novas, Paulo Machado, aludiram a quatro desalojados resultantes deste fogo, cujo alerta foi dado às 21:29.
O comandante Paulo Machado precisou mesmo tratar-se de um casal e de dois filhos menores.
Contactado hoje pela Lusa, o comandante da corporação de Vendas Novas manteve a sua versão, explicando que, após a chegada dos meios de socorro ao local, a informação sobre os residentes e desalojados foi transmitida aos bombeiros “por um familiar” do proprietário da casa.
Já fonte do Comando Territorial de Évora da GNR disse hoje à Lusa que o incêndio “deflagrou em habitação com causas desconhecidas”, numa moradia “pertencente a um casal e a dois menores”.
Referindo-se igualmente a quatro desalojados, a fonte da Guarda indicou que está prevista a deslocação hoje ao local da Polícia Judiciária, para proceder a investigações.
A mesma fonte revelou ainda que, deste incêndio “resultaram danos em viatura automóvel, em diverso material de recheio da habitação, na estrutura da mesma”, assim como numa “habitação contígua”.
Na segunda-feira à noite, a fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central já tinha dito que “a casa ficou sem condições de habitabilidade”, mas o fogo não provocou feridos.
O morador vai ser realojado temporariamente em casa de familiares.
Foram mobilizados para o local 11 operacionais dos bombeiros de Vendas Novas e da GNR, apoiados por quatro veículos.

RRL (TCA) // JLG
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…