Um ex-oficial de justiça que prestava serviço em Vila Viçosa foi acusado pelo Ministério Público (MP) de ter criado um “esquema criminoso” com o qual terá lesado o Estado em 181 mil euros.

A acusação do MP contra este antigo funcionário judicial, por crimes de abuso de poder, burla qualificada e falsidade informática, foi divulgada hoje num comunicado publicado na página de Internet da Procuradoria-Geral Regional de Évora.

Citando a acusação, o MP realçou que “o arguido criou, no âmbito de processos que corriam termos em Vila Viçosa, documentos que, se fossem verdadeiros, pressupunham pagamentos por parte do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ)”.
“O esquema criminoso implicava ainda que tais pagamentos deveriam ter como destino contas bancárias tituladas por pessoas das suas relações pessoais e familiares, sem que estas tivessem qualquer intervenção nos processos e muito menos direito a receber qualquer quantia”, adiantou.

Segundo o MP, os factos ocorreram entre abril de 2015 e o ano de 2021, período no qual “o arguido conseguiu que o IGFEJ efetuasse, de facto, os referidos pagamentos, dinheiro que fez seu, uma vez que tinha o domínio exclusivo sobre as contas bancárias”.
“O Ministério Público deduziu vantagens obtidas com a prática dos ilícitos no valor total de 181.213,51 euros, tendo pedido que o arguido seja condenado a pagá-lo ao Estado”, realçou.

O MP solicitou ainda a aplicação ao arguido de pena acessória de proibição do exercício de funções públicas. Este inquérito é dirigido e instruído pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Évora.

Atualmente, decorre o prazo para a eventual abertura de instrução, que, a não ser requerida, determinará a remessa do processo para julgamento, acrescentou.

SM // JLG
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Céu muito nublado com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca

Períodos de céu muito nublado. Períodos de chuva em geral fraca a norte do sistema montanh…