Quando o relógio da Praça da República de Elvas assinalou as 18h30, os devotos do Senhor Jesus da Piedade iniciaram a marcha lenta em direção ao Santuário.

A Procissão dos Pendões , realizada anualmente no dia 20 de Setembro, marca o início da Feira de São Mateus, uma das maiores romarias do sul do país.

Fazendo um pouco de história, lembramos que o ato de fé remonta a 1737. Esta tradição celebra o Senhor Jesus da Piedade através de um desfile de pendões e estandartes pertencentes a paróquias, confrarias, instituições civis e militares da região, sem recurso a imagens religiosas. O cortejo parte atualmente da Igreja de Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé) e dirige-se ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, onde tem lugar uma celebração que inclui a entoação do hino ao Padroeiro.

A primeira procissão teve lugar em 1737, coincidindo com a fundação da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e com a elevação do Santuário a local de romaria. Até 1885, a saída era feita a partir da Igreja de São Paulo, tendo depois passado pela Igreja de Nossa Senhora das Dores, antes de se fixar no ponto de partida atual. O principal objetivo do evento era e continua a ser a celebração do Senhor Jesus da Piedade e a abertura oficial da Feira de São Mateus.

Atualmente, a procissão atrai milhares de devotos de Elvas, de outras regiões e da vizinha Espanha, constituindo uma das maiores manifestações religiosas do país.

A romaria prolonga-se por vários dias e inclui, para além das cerimónias religiosas, um vasto programa de atividades culturais, espetáculos musicais, eventos tauromáquicos, exposições, iniciativas pirotécnicas e propostas gastronómicas.

A componente religiosa é da responsabilidade da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, enquanto a vertente lúdica e económica é organizada pela Câmara Municipal de Elvas.

Este ano o São Mateus decorre até 28 de Setembro.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos

A GNR registou entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crim…