O Tribunal de Elvas confirmou a exclusão da lista apresentada pelo Movimento Cívico por Elvas à Assembleia de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, após verificar que a candidatura continua sem cumprir os critérios legais da paridade de género.

A primeira versão da lista não respeitava o mínimo de 40% de representação de cada sexo, exigido por lei. Após ter sido notificado para corrigir a situação, o movimento apresentou alterações, mas a composição final manteve o desequilíbrio: 61,54% de homens e apenas 38,46% de mulheres.

A lista era encabeçada por Joaquim Amante, atual presidente da Junta, que procurava renovar o mandato.

Contudo, dado que a irregularidade persistiu mesmo depois da correção, o tribunal decidiu manter o indeferimento, comunicando oficialmente às candidaturas que a deliberação de 31 de agosto de 2025 se mantém.

De acordo com o documento a que o Linhas teve acesso, o tribunal admitiu “as substituições relativamente ao suplente na posição 15, suplente na posição 20 e suplente na posição 21 para a Assembleia Municipal de Elvas”. Indeferiu “as peticionadas substituições quanto ao suplente na posição 12 e suplente na posição 13 para a Assembleia de Freguesia da Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso”. Indeferiu “o pedido de admissão do candidato suplente indicado na posição
12 à Assembleia Municipal de Elvas”.

Por fim, o juiz indeferiu “o pedido de admissão da lista apresentada para a Assembleia de
Freguesia da Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso decisão de 31.08.2025″

Em declarações a este semanário, Rondão Almeida, candidato à câmara Municipal de Elvas, mostrou-se surpreso pela decisão do tribunal e revelou que “para perceber o que se passou tenho que falar com o mandatário, coisa que ainda não fiz”, disse.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Ponte de Sor celebrou Dia Mundial do Turismo com novos parceiros na Estação Náutica de Montargil

No passado sábado, dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, celebrado desde 1980 pela O…