O Ministério da Saúde designou o Dr. Pedro Ferraz-Gameiro, assistente hospitalar de Medicina Física e de Reabilitação na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, como novo coordenador nacional da Hospitalização Domiciliária do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A equipa contará também com o enfermeiro Filipe Monteiro, especialista em enfermagem comunitária e atualmente em funções no Hospital de Santa Luzia de Elvas.

Pedro Ferraz-Gameiro acumula já responsabilidades na coordenação da Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente de Elvas e Portalegre, bem como da Unidade de Hospitalização Domiciliária de Reabilitação de Elvas, entre outras atribuições ligadas a esta área.

O despacho oficial, publicado no Diário da República a 3 de Setembro, estabelece a estrutura de coordenação da hospitalização domiciliária com o objetivo de reforçar este modelo assistencial, expandindo-o a todos os hospitais do SNS e promovendo o seu desenvolvimento nos Centros de Responsabilidade Integrada.

A hospitalização domiciliária constitui uma alternativa ao internamento hospitalar convencional, assegurando cuidados com o mesmo grau de diferenciação, complexidade e intensidade, mas prestados no domicílio e sempre com o consentimento dos utentes.

Para a ULS Alto Alentejo, a escolha destes dois profissionais por parte do Ministério da Saúde representa “um reconhecimento público pelo empenho e excelência demonstrados na implementação deste tipo de cuidados de proximidade, o que constitui motivo de grande honra e prestígio para a instituição”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…