O mês de Agosto aproxima-se do fim e, com ele, está de volta o movimento intenso nas estradas devido ao regresso em massa de férias. A Direcção-Geral de Trânsito de Espanha (DGT) inicia esta sexta-feira a última operação especial de Verão, que decorrerá entre as 15 horas de 29 de Agosto e a meia-noite de domingo, dia 31 (hora espanhola).

Durante este período, a DGT estima mais de 5 milhões de deslocações de longo curso, sobretudo em direcção aos grandes centros urbanos, mas também em saídas para zonas de praia e descanso, típicas de um fim-de-semana estival, noticiou o site “Extremadura 7 Días”.

Os momentos mais críticos deverão verificar-se na sexta-feira à tarde (16h00-22h00) e no domingo ao final do dia (16h00-23h00), com previsíveis filas nos acessos às praias e nos principais eixos rodoviários.

Já no sábado, espera-se tráfego intenso nas saídas das grandes cidades, motivado por viagens curtas e deslocações para segundas residências.

Outro factor de pressão será a forte afluência de veículos estrangeiros que atravessam a Península em direcção aos seus países de residência habitual na Europa.

Para dar resposta a este fluxo de tráfego, a DGT mobiliza todos os meios disponíveis: agentes da Guardia Civil, oito centros de controlo, radares fixos e móveis, helicópteros Pegasus, drones, câmaras e veículos descaracterizados para fiscalizar o uso do telemóvel, do cinto de segurança e infracções cometidas por motociclistas. Serão ainda abertos corredores adicionais e suspensas obras ou eventos que possam afectar as vias principais.

A autoridade rodoviária alerta que a impaciência nas filas pode ser fatal, lembrando que a velocidade excessiva ou as ultrapassagens perigosas aumentam exponencialmente o risco de acidente.

“O mais importante é chegar”, sublinha a DGT, que recomenda cuidados básicos como descansar antes de conduzir, evitar álcool e drogas, manter a atenção ao volante e consultar o estado das estradas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos

A GNR registou entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crim…