O gestor Mário Calvinho é o candidato do partido Chega à Câmara de Arronches, distrito de Portalegre, nas eleições autárquicas de outubro, disse hoje o próprio à agência Lusa.
O candidato, de 66 anos, explicou que não reside, nem é natural de Arronches, mas defendeu que está na hora de “dar o exemplo” e “fazer o movimento contrário”, que passa por deixar a zona de Lisboa, onde reside, para rumar ao interior.
Mário Calvinho considerou que “é fundamental” atrair pessoas de várias faixas etárias para o concelho, mas, principalmente, é importante fixar os jovens em Arronches, sendo esta uma “fortíssima prioridade” da sua candidatura.
Considerando o concelho “forte na componente agrícola”, o cabeça de lista argumentou que o município deve ainda apoiar os jovens agricultores a desenvolverem os seus projetos na região.
E, criticou, apesar de existirem apoios comunitários, os jovens agricultores com menos poder económico têm dificuldades em angariar verbas, principalmente junto da banca.
O município deve, pois, “ceder verbas para estas pessoas que entendam desenvolver projetos agrícolas”, sugeriu o candidato.
A autarquia, insistiu, “tem demasiado dinheiro à sua disposição e deverá então investir verbas no sentido de manter, de ajudar e de fixar todos aqueles que pretenderem desenvolver a atividade agrícola, como que fazendo empréstimos dignos”..
Entre outras medidas, o cabeça de lista disse ainda apostar na captação de empresas e redução dos valores das taxas dos impostos municipais e do preço da água.
A Câmara de Arronches é liderada pelo social-democrata João Crespo, de 56 anos, que está a cumprir o primeiro mandato, tendo já anunciado que se recandidata ao cargo.
O PS aposta no professor Carlos Flores, de 46 anos, e o candidato da CDU é o auxiliar de ação direta José Vilanova, de 72 anos.
O executivo da Câmara de Arronches é formado por três eleitos do PSD e dois do PS.
As eleições autárquicas vão-se realizar em 12 outubro.
HYT // RRL
Lusa

