A ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas encontra-se atualmente a desenvolver um estudo de saúde pública denominado ‘Artérias Sãs – Diagnóstico da Doença Arterial Periférica na População de Arronches’, uma ação que decorre no âmbito do protocolo celebrado entre a referida instituição e a autarquia local.

Este é um estudo que tem como objetivo identificar e acompanhar casos de Doença Arterial Periférica em utentes com idade igual ou superior a 50 anos. A Doença Arterial Periférica é mais frequente a partir dos 55 anos de idade e, em muitos casos, evolui “silenciosamente”, ou seja, sem sintomas evidentes, podendo gerar complicações cardiovasculares graves.

Esta ação, cujos rastreios iniciaram terça-feira, dia 19 de agosto, encontra-se a ser levada a efeito no Centro Cultural de Arronches todas as terças-feiras, das 14H30 às 17H00 e sábados, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 16H00. Estas sessões serão também efetuadas nas freguesias de Esperança e Mosteiros, com o Município a comunicar oportunamente as datas e os locais das mesmas.

Os interessados deverão fazer a marcação do seu rastreio na Câmara Municipal de Arronches, presencialmente ou através do contacto telefónico 245 580 080. A sua participação é voluntária e gratuita, sendo apenas necessário assinar um Termo de Consentimento Informado.

De realçar que o rastreio é realizado por meio do Índice Tornozelo-Braço, um exame de execução rápida, simples e não invasivo, que permite avaliar a circulação sanguínea nos membros inferiores. Todos os participantes receberão de imediato o resultado do exame, bem como orientações para procurar aconselhamento médico, caso sejam detetados valores sugestivos de Doença Arterial Periférica.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Segunda-feira regressa o bom tempo a Portugal

Depois de várias semanas de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes, Portugal deverá regr…