Os dados do Banco de Portugal comprovam que está cada vez mais complicado conseguir um empréstimo junto dos bancos nacionais. Veja as melhores estratégias para conseguir aprovar o seu financiamento.

Com o aumento do custo de vida em Portugal, cada vez mais portugueses recorrem ao crédito para conseguir realizar os seus projetos. No entanto, os dados do Banco de Portugal indicam que os critérios de concessão de empréstimos estão mais rigorosos, e é preciso a estratégia certa para conseguir aprovar um empréstimo.

Para saber quais os passos a seguir para garantir o OK dos bancos falámos com a Comparamais, especialista em crédito pessoal. Oferecendo várias dicas e conselhos para antes de pedir o crédito, quando se faz o pedido aos bancos e durante o processo de análise, foram reveladas as soluções ideais para aumentar as hipóteses de aprovação.

Analisar a taxa de esforço é o primeiro passo

Comparamais explica que, “mesmo antes de fazer o pedido, é preciso calcular a taxa de esforço, que é a percentagem do salário mensal usado para pagar prestações de créditos. Por exemplo, uma pessoa que ganha 1.000€ e paga 250€ em prestações tem uma taxa de esforço de 25% e alta probabilidade de aprovação”.

A especialista no mercado financeiro diz que os bancos “aprovam com relativa facilidade pedidos de clientes com taxas de esforço até 35%, mas a partir daqui é mais complicado. E acima dos 50% as regras indicam que os pedidos devem ser recusados”. Para contornar este problema, explica a Comparamais, pode-se “reduzir o valor do pedido ou aumentar o prazo de pagamento, para baixar a prestação. Outra opção é juntar um segundo titular ao pedido”.

Estabilidade mais valorizada com regras mais apertadas

Outros critérios importantes são “a estabilidade laboral, com contrato de efetivo, e a quantidade de anos na mesma empresa”, explica a Comparamais. Estes critérios, adiciona, oferecem aos bancos previsibilidade relativamente à existência de rendimentos fixos a longo prazo para pagar as prestações mensais.

Além da estabilidade laboral, o salário também é outro fator importante. “Quanto maiores os rendimentos, mais fácil se torna pagar as prestações. Por isso, quem tem salários mais altos tem mais facilidade em aprovar créditos, e um pedido com dois titulares também aumenta as hipóteses de aprovação”, indica a especialista na comparação de produtos financeiros.

Escolher o banco certo e analisar as taxas é fulcral
Na lista de requisitos essenciais para conseguir aprovar um empréstimo, a escolha do melhor banco é também essencial. Segundo a Comparamais, “pensar que o banco onde temos conta aprova os nossos pedidos de crédito com mais facilidade é um erro.” Existem várias razões para esta conclusão, pois “os critérios podem ser mais exigentes que em outras entidades, o banco pode cobrar comissões iniciais e os juros podem ser mais altos.

Além disso, quando o banco tem o seu histórico bancário consegue verificar se tem dificuldades económicas e atrasos em outros pagamentos, dados que dificultam a apovação”. Além disso, é igualmente importante saber que taxas devem ser analisadas para encontrar o crédito mais barato. “Deve-se sempre olhar para a TAEG, porque, ao contrário da TAN, apresenta os juros com todos os custos do crédito incluídos. Num banco com TAN mais baixa mas TAEG mais alta para o crédito os clientes pagam mais pelo empréstimo”.

Comparar propostas é a chave para o melhor crédito

A Comparamais conclui que “para conseguir aprovar crédito é preciso comparar todas as propostas num simulador de crédito pessoal. Basta indicar o valor pretendido e o prazo para encontrar a prestação e a TAEG mais baixas. Além disso, um simulador de crédito oferece aos clientes apoio especializado para ajudar a escolher o melhor banco e para aprovar o crédito”.

Por isso, esta empresa nacional especializada nos mercados financeiros considera que “apesar de vários bancos terem apertado os critérios de concessão de crédito, continua a ser possível aprovar os financiamentos em outras entidades com a mesma facilidade que existia antes. Para conseguir isso basta comparar os bancos num simulador de crédito e obter apoio de um especialista para conseguir as melhores condições e a estratégia certa para o crédito ser aprovado”.

Artigo Patrocinado

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Expo Internacional de Importação da China reafirma atratividade junto de empresas e investidores estrangeiros

A 8.ª Expo Internacional de Importação da China (CIIE), realizada em Xangai, voltou a demo…