O empresário José Guilherme Silva, de 63 anos, é o candidato do Chega à Câmara de Sousel, de maioria socialista, nas eleições autárquicas de 12 de Outubro.
José Guilherme Silva reside na aldeia de Cano, no concelho de Sousel, é empresário e já foi vereador dessa câmara municipal, entre 1993 e 1996, na altura eleito pelas listas do PS, como independente.
Contactado pela Lusa, o cabeça de lista explicou que a candidatura tem como foco principal o combate ao despovoamento no concelho que, à semelhança do que acontece em outros concelhos do distrito de Portalegre, está “completamente abandonado”.
“As pessoas foram obrigadas a fugir e, se nós não as fizermos regressar, bem podemos fazer autoestradas e campos de futebol, porque nada funciona. Portanto, temos que reverter” a situação”, defendeu.
Para o candidato, é crucial aproveitar o “fenómeno” que está a levar “as pessoas a sair dos grandes centros urbanos por causa do custo de vida, da insegurança [e] de uma série de fatores” e dar-lhes “condições para que venham para [concelhos do interior como Sousel] com as suas famílias”.
“O objetivo principal da minha candidatura é fazer as pessoas regressarem, instalarem-se [no concelho] e fazer com que essas mesmas pessoas, com os seus conhecimentos, ajudem a por isto a funcionar”, insistiu.
Segundo o candidato, mais importante do que fixar grandes empresas em Sousel, que “oferecem 100 postos de trabalho”, é dar as condições necessárias para que várias pessoas se fixem no concelho e, consequentemente, criem “pequenas empresas” locais.
A Câmara de Sousel é liderada pelo socialista Manuel Valério, que está a cumprir o segundo mandato.
A candidatura do Chega é a terceira a ser oficializada a este município alentejano, tendo a CDU anunciado a aposta na antiga coordenadora da União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA), Helena Neves, de 43 anos, e o PSD no atual presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro Nélio Painha, de 41 anos.
O atual executivo municipal é composto por quatro eleitos do PS e um do PSD.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de Outubro.
ASYS (HYT) // RRL
Lusa

