A Guarda Nacional Republicana (GNR) esclareceu que a abertura geral da época de caça, prevista para domingo, 17 de Agosto, fica suspensa por força das medidas de prevenção em vigor no âmbito da situação de alerta declarada devido ao risco elevado de incêndio rural.

De acordo com a força de segurança, a suspensão resulta da proibição de acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A interdição aplica-se também a caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que atravessem estas zonas de risco.

A GNR sublinha que a actividade cinegética não consta da lista de excepções previstas, pelo que o início da caça, regulamentado pela Portaria n.º 67/2024, de 22 de Fevereiro, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 222-A/2025, de 15 de Maio, deve ser considerado suspenso.

As restrições mantêm-se enquanto estiver em vigor o Despacho n.º 9097-B/2025, de 2 de Agosto, que estabelece medidas extraordinárias para prevenção de incêndios florestais em período crítico.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Início de Outubro com céu limpo e vento fraco

Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior Centro e Sul durante a tarde…