A professora e atual vereadora da CDU na Câmara de Crato, no distrito de Portalegre, Florinda Raposo, é a candidata da coligação liderada pelo PCP a este município nas próximas eleições autárquicas, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a coordenadora concelhia da CDU (PCP/PEV) indicou que Florinda Fortunato Raposo, 51 anos, é natural da freguesia de Alpalhão, no concelho de Nisa, e residente na vila de Crato.
Militante do PCP, a candidata liderou a lista da CDU à Câmara de Crato nas anteriores eleições autárquicas, em 2021, e foi eleita vereadora, sendo responsável pelos pelouros da Educação e Ciência e do Turismo e Cultura, apesar de o município ser governado pelo PS.
Ao longo do seu percurso como autarca, que tem “20 anos”, disse hoje a própria à agência Lusa, Florinda Raposo também já foi eleita da CDU na Assembleia Municipal de Nisa e membro da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
“Durante 17 anos fui eleita na Assembleia Municipal de Nisa”, recordou, explicando que, depois, passou a estar mais ligada ao Crato, até porque foi professora do ensino profissional neste concelho.
A sua candidatura às autárquicas deste ano “tem como objetivo central trabalhar para aumentar a qualidade de vida das pessoas e satisfazer as necessidades dos que trabalham e vivem no concelho, elevando o seu nível de riqueza e de felicidade”, destacou a cabeça de lista à Lusa.
“Este desígnio é continuar a afirmar o projeto da CDU, como a única estrutura alternativa, que tem uma equipa trabalhadora, séria, capacitada, apta e competente”, frisou.
A experiência como vereadora na Câmara Municipal com pelouros atribuídos neste mandato tem sido “construtiva e positiva” e também “necessária, adaptada a um quadro político muito específico”, argumentou.
Florinda Raposo é professora de Economia e politóloga, com licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e especialização em Recursos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do Mestrado em Sociologia.
No comunicado de hoje, a CDU anunciou ainda que Ana Teresa Charneco, de 58 anos, natural do concelho de Crato, é a cabeça de lista à assembleia municipal deste concelho alentejano.
A candidatura de Florinda Raposo é a primeira a ser oficialmente anunciada à Câmara de Crato para as eleições autárquicas deste ano.
O executivo camarário, liderado pelo socialista Joaquim Diogo, que cumpre o segundo mandato, é constituído por dois eleitos do PS, um da CDU, outro do PSD e ainda um do Nós, Cidadãos.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
RRL // VAM
Lusa/Fim


