O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até quinta-feira o aviso laranja, o segundo mais grave, em metade dos 12 distritos onde já vigorava, sobretudo no interior do país, por causa do calor.
Segundo o IPMA, vão estar até às 18:00 de quinta-feira sob aviso laranja os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Nos distritos de Vila Real, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro o aviso laranja passará a amarelo às 18:00 de hoje.
Também sob aviso laranja, por causa da “persistência de valores muito elevados da temperatura”, estão as regiões montanhosas da Madeira, até às 18:00 de quarta-feira.
Sob o nível amarelo, o menos grave de uma escala de três, estão até às 18:00 de quinta-feira os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto e até às 18:00 de hoje os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.
Também sob aviso amarelo, por causa da persistência do tempo quente, está a costa Sul da Madeira, até às 18:00 de quarta-feira.
O Governo renovou a situação de alerta no país até quarta-feira, dia 13 de agosto, devido ao risco de incêndio florestal.
A renovação da situação de alerta tem como base dois motivos principais: a continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas.
Entre as medidas em vigor estão a proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.
A situação de alerta implica também a proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos. Neste caso, também as autorizações já emitidas ficam suspensas.
O IPMA prevê para hoje a continuação do tempo quente, com céu pouco nublado e poeiras em suspensão, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial no interior.
Está igualmente prevista uma pequena subida da temperatura mínima e uma pequena subida da máxima no litoral norte e centro.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 16º (graus Celsius), em Leiria e Viana do Castelo, e os 29º (Portalegre), e as máximas entre os 27º (Viana do Castelo) e os 44º (Beja).

SO // ROC
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…