A vila de Monforte viveu no dia 29 de Julho um momento de grande emoção e gratidão na  cerimónia de despedida  das  Irmãs de São José de Cluny, que durante 53 anos foram um pilar de apoio, presença e amparo na vida religiosa e social da localidade.

A saída do grupo de religiosas deve-se à escassez de vocações, facto que conduziu ao encerramento da comunidade na vila e ao fim da presença da congregação na Arquidiocese de Évora.

O Arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho, presidiu à cerimónia  de despedida, participada pela comunidade cristã local, pela Câmara Municipal e por várias instituições e cidadãos, que quiseram expressar gratidão e reconhecimento pelo incansável trabalho pastoral e social desenvolvido pelas irmãs.

As cinco décadas de permanência em Monforte, ficam marcadas  pela evangelização e pelo apoio constante a crianças, idosos, doentes e pessoas em situação de solidão, tornando-se uma presença essencial na vida comunitária. Para além de Monforte, a congregação esteve também presente na Fundação Maria Clementina Godinho de Campos, em Galveias, cuja comunidade encerrou anteriormente pelo mesmo motivo.

Com esta saída, a Congregação das Irmãs de São José de Cluny conclui a sua missão na Arquidiocese de Évora, que expressou publicamente o seu profundo agradecimento por décadas de dedicação.

A Congregação das Irmãs de São José de Cluny é uma comunidade missionária internacional com cerca de 2.600 irmãs espalhadas por 57 países. Em Portugal, continua presente nas dioceses de Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo, desenvolvendo trabalho nas áreas da educação, saúde, evangelização e ação social.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…